Rfid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“ RFID “
A tecnologia de RFID (radio frequency indentification – identificação por radiofreqüência) nada mais é do que um termo genérico para as tecnologias que utilizam freqüência de rádio paracaptura de dados. Por isso existem diversos métodos de identificação, mas o mais comum é armazenar um número de série que identifique uma pessoa ou um objeto, ou outra informação, em um microchip.
Taltecnologia permite a captura automática de dados, para a identificação de objetos e dispositivos eletrônicos, conhecidos como etiquetas eletrônicas, tags, RF tags ou transponders, que emitem sinaisde radiofreqüência para leitores que captam estas informações. Ela existe desde a década de 40 e veio para complementa a tecnologia de código de barras, bastante difundida no mundo.

A suaprincipal função hoje é simplesmente substituir o código de barras, pois ela é uma tecnologia de transformação que pode ajudar a reduzir desperdício, limitar roubos, gerir inventários, simplificar alogística e aumentar a produtividade. Uma das maiores vantagens do sistema baseado em RFID é o fato de permitir a condição em ambiente hostil e em produtos onde o uso de código de barras ao é eficaz.
Nosetor comercial, a sua primeira utilização se deu em sistemas antifurto, que utilizavam ondas de rádio para determinar se um item havia sido roubado ou pago normalmente. Foi neste contexto que surgiramos tags (etiquetas eletrônicas), que fazem parte do sistema de RFID até hoje.
Nas décadas de 50 e 60, cientistas de varias partes do mundo (estados únicos, Europa e Japão) divulgaram pesquisas arespeito de como a energia de radiofreqüência poderia ser utilizada para identificar objetos em varias situações.
A historia do sistema de transmissão por radiofreqüência tem sua base no sistema deradares utilizados na segunda grande guerra mundial. Os países envolvidos na grande guerra utilizavam radares inventados em 1935 pelo físico escocês Robert Alexander Watson- Watt, para avisá-los com...
tracking img