REZUMO (O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA-DIVISÃO DAS COÊNCIAS SOCIAIS-COMBATE A POBREZA E INVENÇÃO DA FAVELA

670 palavras 3 páginas
Surgimento da Sociologia
A Revolução Francesa (França, 1789) e a Revolução Industrial (Inglaterra, 1780 a 1860) são conhecidas como o cenário para o surgimento da Sociologia. A Europa estava sofrendo grandes mudanças, transformando a vida social da população, dando ênfase no processo de industrialização e urbanização da sociedade Capitalista que ali se implantava.
As conseqüências da rápida industrialização não foram as melhores possíveis, já que aumentos na criminalidade, alcoolismo, violência, prostituição e surtos de epidemias de tifo e cólera foram rapidamente constatados. Estas interferências terminaram por exterminar uma fatia considerável da população.
Na Revolução Francesa o objetivo era fazer triunfar a ideoa de liberdade e igualdade entre todos os cidadãos. Promovendo assim muitas transformações na política, na vida cultural e na economia do país. Muitas das explicações baseadas na religião passaram a receber criticas e serem suplantadas por pensamentos racionais e lógicos, radicalmente mudando do modelo teocêntrico (Deus) para o antropocêntrico (Homem).
Divisão das ciências sociais
Antropologia — estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. São objetos de estudo da Antropologia os tipos de organização familiar, as religiões, a magia, os ritos de iniciação dos jovens, o casamento,etc. Política — estuda a distribuição de poder na sociedade, bem como a formação e o desenvolvimento das diversas formas de governo. ~ a Ciência Política que estuda, por exemplo, os partidos políticos, os mecanismos eleitorais, etc.
Sociologia — estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A Sociologia abrange, portanto, o estudo dos grupos sociais; dos fatos sociais; da divisão da sociedade em camadas; da mobilidade social; dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade; etc.,

Relacionados