Rezenha: O Que é Cidade, Raquel Rolnik

942 palavras 4 páginas
O QUE É CIDADE
Andresa Carmo Santos
ROLNIK, Raquel. O que é cidade. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2004. v. 1.
Resenha crítica do livro O que é cidade, apresentada à Universidade do Estado da Bahia, no curso de Comunicação Social, como parte do conteúdo programático da disciplina Oficina de produção textual.
Prof ª Cida Ferraz.
Salvador, 2014.
Raquel Rolnik, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo em 1978, fez mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo em 1981 e doutorado em Graduate School Of Arts And Science History Department - New York University em 1995. Desde 1979, é professora universitária no campo da arquitetura e urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Urbanista, foi Diretora de Planejamento da cidade de São Paulo e consultora de cidades brasileiras e latino americanas em política urbana e habitacional. Foi também Secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades entre 2003 e 2007. É autora de livros e artigos sobre a questão urbana e Relatora Internacional do Direito à Moradia Adequada do Conselho de Direitos Humanos da ONU.
Em sua obra O que é cidade, remonta o conceito de cidade, partindo de sua gênese nos primórdios da humanidade e chegando à atualidade, fixando uma escala evolutiva.
A cidade é, antes de tudo, uma obra coletiva. Nasce da necessidade do homem de fixar-se em um ponto. No processo de plantar, precisa-se esperar para colher, irrigar, estabilizar-se em um lugar. Pode-se entender, portanto, que a cidade surge da sedentarização, visto que, com o fim da atividade nômade, o homem passa a habitar e dominar um só espaço, adaptando-se à natureza do lugar. Então, a cidade influencia na relação homem/natureza.
A autora também faz uma analogia entre as cidades antigas, muradas, fechadas e as atuais, abertas, fluidas. Não se está mais diante da cidade e sim dentro dela, pois os limites não são mais os mesmos.
A “cidade como um imã” é um comparativo

Relacionados