Rezenha o ocio criativo

456 palavras 2 páginas
Domenico de Mais desenvolveu e aperfeiçoou um esquema e um conceito novo de criatividade que não consiste de simples fantasia, nem de simples concretude: trata-se de uma síntese entre estas duas habilidades. A criatividade não é só ter idéias, mas saber realizá-las.
Hoje precisamos de muita criatividade para satisfazer as infinitas necessidades sofisticadas do mercado. Devemos dar vida a inúmeros grupos criativos. A criatividade é heteropoiese, isto é, adquire-se materiais dos outros e ao mesmo tempo é autopoiese, em que reelaboro dentro da minha mente até chegar a uma visão nova.
Uma vez delegadas às máquinas as tarefas executivas, para a maioria das pessoas sobra só o desempenho de atividades que, pela sua própria natureza, desembocam no estudo e no jogo. O trabalho oferece, sobretudo, a possibilidade de ganhar dinheiro, prestígio e poder. Já o tempo livre oferece a possibilidade de introspecção, de jogo, de convívio, de amizade, de amor e de aventura. Não se entende por que o prazer ligado ao trabalho deveria acabar com a alegria do tempo livre.
Para cada um de nós, tempo livre significa viagem, cultura, erotismo, estética, repouso, esporte, ginástica, meditação e reflexão. Porém, antes de tudo, significa dar sentido à coisas de todo o dia, em geral lindas, sempre iguais e diversas, que infelizmente são depreciadas pelo uso cotidiano.
A missão que temos diante de nós consiste em nos educar a contaminar o estudo com o trabalho e com o jogo, até fazer do ócio uma arte refinada, uma escolha de vida, uma fonte inesgotável de idéias.
É preciso ensinar aos jovens não só como se virar nos meandros do trabalho, mas também pelos meandros dos vários possíveis lazeres. Significa educar para a solidão e para a companhia, para a solidariedade e para o voluntariado. Significa ensinar como se evita a alienação que pode ser provocada pelo tempo vago, tão perigosa quanto a alienação derivada do trabalho.
Quando eu trabalho, meu comportamento é ético, se evito resultados

Relacionados