Reynolds

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

DISCIPLINA: Fundamentos de Fenômenos de Transporte
PROFa.: Juliane ViganóDICENTES: : Amanda Cunha Biscalquini, Bruna Carvalho Rossati de Oliveira, Bruna Sene Alves Araújo, Daniela Barizi
AULA PRÁTICA: Determinação do Número de Reynolds em Tubo de Seção Circular
DATA DA AULAPRÁTICA: 08/10/2012

DETERMINAÇÃO DO NÚMERO DE REYNOLDS EM TUBO DE SEÇÃO CIRCULAR

1. Introdução
O número de Reynolds é um número adimensional, obtido pelo razão entre as forças de inércia e asforças viscosas, caracterizando o comportamento global do escoamento de um fluido dentro de um tubo ou sobre uma superfície e pode ser calculado através da seguinte equação:
(1)Onde, ρ é a massa específica do fluido, v é a velocidade do escoamento, D o diâmetro da tubulação e µ a viscosidade do fluido.
A importância fundamental do número de Reynolds é apossibilidade de se avaliar a estabilidade do fluxo podendo obter uma indicação se o escoamento flui de forma laminar, com numero de Reynolds inferior a 2100 que é definido como aquele no qual o fluido se moveem camadas ou escoamento turbulento que é aquele no qual as partículas apresentam movimento caótico macroscópico, isto é, a velocidade apresenta componentes transversais ao movimento geral do conjuntoao fluido e é encontrado para número de Reynolds acima de 4000. Entre esses dois números encontra-se o regime de transição. O número de Reynolds constitui a base do comportamento de sistemas reais,pelo uso de modelos reduzidos. Um exemplo comum é o túnel aerodinâmico onde se medem forças desta natureza em modelos de asas de aviões. Pode-se dizer que dois sistemas são dinamicamente semelhantes seo número de Reynolds for o mesmo para ambos.
2. Objetivo
Observar o regime de escoamento e determinar o número de Reynolds do escoamento de água em tubo de seção circular.
3. Material e métodos...
tracking img