revoutas

557 palavras 3 páginas
principal característica que diferencia os astrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. As patas articuladas permitem que o animal possa realizar vários movimentos diferentes, muitos deles bem definidos e elaborados. Além de uma locomoção muito eficiente, as patas articuladas apresentam outras vantagens para o animal, pois auxiliam na sua defesa e na captura de alimento.
O exoesqueleto é o esqueleto externo dos artrópodes. Ele dá sustentação e proteção ao corpo do animal, sendo uma barreira física entre as partes moles do corpo e o ambiente, e evita também a perda de água. As asas dos insetos são formadas por expansões do exoesqueleto. Apesar das vantagens, o exoesqueleto configura-se como fator limitante ao crescimento dos artrópodes, que necessitam de realizar a ecdise. A ecdise é o processo no qual o artrópode deixa o seu exoesqueleto, aumenta de tamanho, e o exoesqueleto é refeito após certo tempo.
Os corpos dos artrópodes em fase de crescimento aumenta de tamanho, mas o exoesqueleto não cresce. Por isso, em certos períodos eles abandonam o exoesqueleto e produzem outro maior. Esse processo de troca de exoesqueleto é chamado de MUDA.
Insetos são antenados e hexápodos (6 patas), e aracnídeos são quelicerados, com quatro pares de patas. Os quilópodes possuem um corpo achatado.O par de garras onde o animal injeta veneno em suas presas se localiza no primeiro segmento.No restante dos outros segmentos é encontrado um par de pernas articuladas.
Já o corpo dos diplópodes é mais conhecido por possuir um corpo em forma de cilindro e em cada um dos seguimentos é encontrado dois pares de pernas.Seu corpo é dividido em cabeça e tronco.
As fiandeiras são encontradas no abdome do animal e têm como função principal a produção de seda para a confecção de suas teias.
Os túbulos de Malpighi são os principais órgãos excretores dos insetos. Estão presentes em número de dois até várias centenas. Cada túbulo desemboca no intestino, entre as porções média

Relacionados

  • Revouta da chibata
    2439 palavras | 10 páginas