revoluções lirais

1606 palavras 7 páginas
Revoluções liberais

Plano de Trabalho

Título: Revoluções Liberais, Revolução Francesa
Introdução
Desenvolvimento:
O ambiente pré-revolucionário
Situação política, económica e social
Crise económica e financeira
Os acontecimentos revolucionários
O fim do Antigo Regime
Medidas da assembleia Constituinte
O radicalismo republicano
O triunfo da burguesia
Conquistas da revolução
O carácter universalista da revolução Francesa
Conclusão
Bibliografia
Netografia
Índice

Introdução
Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França. Ela começa com a convocação dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado do 18 de brumário de Napoleão Bonaparte. Em causa estavam o Antigo Regime (Ancien Régime) e os privilégios do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana (1776). Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.

Antecedentes/Causas
França ainda vivia no Antigo Regime, como outros países da Europa e ao contrário dos Estados Unidos da América que triunfavam o Principio das Luzes, a Sociedade em França era extremamente estratificada e hierarquizada e ainda reinava o absolutismo, os poderes continuavam a concentrar-se no rei. A partir de 1770 França entrou numa grave crise económica e financeira devido aos maus anos agrícolas, á concorrência dos produtos manufacturados ingleses que eram de melhor qualidade e também devido aos elevados gastos da corte. Assim as despesas passaram a ser superiores às receitas. A isto juntaram-se as novas ideias filosóficas, o desejo da burguesia de alcançar o poder, as restrições mercantilistas e o aumento dos impostos cobrados às classes baixas.
Tudo isto gerou grande descontentamento social, sobretudo nas classes populares. Para aumentar as receitas, os ministros de Luís XVI propuseram reformas fiscais

Relacionados