revolucao induustrial

396 palavras 2 páginas
A revolução industrial foi um processo histórico que resultou na substituição de ferramentas e meios de produção por maquinas e sistemas fabril. Tudo teve inicio na segunda metade do século XVIII, na Inglaterra, que foi beneficiada pelo grande acumulo de capital, matéria prima e mão de obra que contribuíram para que saíssem na frente com a invenção de maquinas ferroviárias movidas a vapor, teares, dentre outros. Ela passou por quatro fases distintas que foram: a mecanização da indústria e da agricultura, aplicação da força motriz na indústria, o desenvolvimento do sistema fabril e o aceleramento dos transportes e da comunicação. Já em 1860 a revolução industrial passou por sua 2ª fase, na Europa, onde houve a substituição do ferro pelo aço, do carvão pela eletricidade, o desenvolvimento de maquinas automático com a especialização do trabalho, o controle da indústria pela ciência e as transformações nos meios de transportes e comunicação que se tornaram mais eficazes.
Com o desenvolvimento de novas formas de organização capitalista ouve o domínio da indústria pelos investidores bancários e pelas instituições financeiras e de crédito, e com a formação de acúmulos de capital, ouve a separação entre a propriedade particular e a direção das empresas. Todas estas modificações contribuíram para o surgiu uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordens econômicas, políticas e social. Que foram fundamentais para sepultar antigas crenças que impediam o desenvolvimento tecnológico.
E com esse novo mundo capitalista que emergia liderado pela burguesia industrial que detinham toda tecnologia e dinheiro nesse período, foi necessário criar um meio de controlar e separar gastos já, pois já havia a necessidade de obter novos fornecedores e com a mão de obra se tornando assalariada, começaram a ser aplicadas as primeiras técnicas de administração que antes eram apenas conceitos

Relacionados