Revolucao agricola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Revolução agrícola

1. Períodos anteriores a revolução

Antes de entrar no estudo da revolução agrícola de fato, é importante entender como o homem vivia antes desseperíodo. Pois bem, era muito comum que os seres humanos vivessem em pequenos bandos nômades, ou seja, dependiam de vários fatores para sobrevivência entre eles a sorte, para encontrar bons locais parasobreviver por certo período, e as estações do ano, que realmente comandava a vida dessas pessoas durante suas jornadas. Nesse sentido, nota-se que, a depender da estação, o homem tinha épocas de muitafartura e épocas de penúria.
Nesse período pré-agrícola, o homem já dominava muitas coisas, entre elas o fogo, e também já fazia seus próprios instrumentos de trabalho (caça, pesca), que oajudavam do mesmo modo com a sua segurança. Entretanto, não foi apenas isso que o homem pré-agrícola desenvolveu. Entre outras coisas, estão a criação de idiomas, instituições sociais, sentimento delealdade étnica.
Torna-se necessário também entender que os grupos humanos daquele período eram muito díspares no seu modo de ser, já que cada bando vivia isolado. Entretanto, com asinstituições do tabu do incesto e da exogamia. Os grupos começam a se aproximar e se associarem em unidades tribais cooperativas.
2. Início das aspirações a favor da Revolução AgrícolaAproximando-se do tema principal, faz-se necessário destacar as aspirações que culminaram na própria revolução agrícola. Pois bem, cabe citar que já a milhares de anos surgiram as primeiras formas deagricultura e domesticação de animais. Essa rústica agricultura surgida se remetia à plantação de tubérculos, já a domesticação dos animais começava por brincadeira, depois avançou para alimentação eposteriormente para uso de força muscular.
Nessa esfera, nota-se, já, um grande avanço para uma sociedade que há pouco tempo vivia em núcleos fechados. Por isso, com a aproximação de...
tracking img