Revolu O Tecnologico




Introdução


Notamos que constantemente em nossos dias há uma crescente e violenta expansão de conhecimentos científicos e tecnológicos aplicados à produção. Ao longo dos anos constatamos que ela, a “Revolução Tecnológica”, só aconteceu pois a sociedade a desejou.A tecnologia acompanha o homem desde sua criação. A descoberta da roda, do fogo, a utilização de pedaços de pau para a caça, sãoinstrumentos tecnológicos. No decorrer de toda sua existência, o homem vem desenvolvendo aparatos não se dando conta, no entanto, de se tratarem de tecnologia. Tivemos 3 revoluções, a Primeira na Inglaterra, quando começaram a construir maquinas (principalmente de tecidos), a segunda revolução, nos Estados Unidos que avançou principalmente nas diferentes formas de trabalho adotadas e montagem decarros, e a terceira revolução que é a da tecnologia que na verdade não acabou, ela ainda continua.
Essa revolução desenvolveu a biotecnologia, computação, entre outros, assim como os alimentos transgênicos também são resultado da revolução tecnológica. A eletricidade, a eletrônica, a automação, viriam a promover o desenvolvimento da tecnologia da informação que, por sua vez, trataria de tornar oconhecimento globalizado. Como num ciclo vicioso, essa globalização, fruto da revolução tecnológica, necessita da tecnologia para auto-sustentação. A informação em tempo real se transforma no combustível do capitalismo. Novos modelos de negócios, a virtualização do trabalho, criam novas necessidades de mão de obra especializada. A empresa do século XXI tem o desafio de utilizar todo poderiotecnológico de forma sistêmica e sinergética para se manter num mercado que cada vez mais exige que as empresas sejam dinâmicas, imediatistas, diversificadas.


















Revolução Tecnológica na Globalização

O final do século XX é marcado, principalmente, pela chegada da revolução tecnológica. Um fator relevante para a maioria das organizações em tempos de concorrência. A busca da qualidade totalse torna imprescindível, uma vez que a tecnologia possibilita a informação em tempo real e, por conseguinte, é a base do atual contexto de globalização do capitalismo. A tecnologia passa ser considerada como um diferencial de sustentação na vida de qualquer empresa.
Podemos refletir sobre a importância e o rápido processo de popularização e socialização do computador na esfera da pesquisa,desenvolvimento industrial e comercial, divertimento e utilização doméstica.
Mas deve-se notar a existência de modismos conceituais acompanhados de significados obscuros que podem confundir, maliciosamente ou não, a mente de empresários ou empreendedores de forma a dificultar a assimilação da revolução tecnológica por parte de determinados setores da economia. Desta maneira, as pessoas responsáveis poresse fato tendem a transformar as empresas “em presas” fáceis do consumismo tecnológico.
Para FLORÃO, 2006:
“O crescimento da interdependência entre os povos e países da superfície terrestre, que alguns preferem denominar de ‘Aldeia Global’, pois parece que o Planeta está ficando menor, e todos parecem se conhecer (assistem a programas de televisão, ou através da Internet, ficam sabendo o que ocorreno mundo todo, no mesmo dia e, muitas vezes, no ato do conhecimento), se deve ao enorme desenvolvimento nos meios de transporte, comunicação, nas viagens e no turismo internacional, nas trocas comerciais entre os países”
A globalização, conseqüência da Tecnologia da Informação, rompe fronteiras e permite o acesso aos mais modernos equipamentos. Tais equipamentos tem se tornado cada vez maispopulares, de fácil manuseio devido a sua facilidade de operar, fazendo com que a tecnologia atinja setores e empresas nunca antes favorecidos.
O desafio hoje é fazer com que empresas utilizem esse poderio tecnológico de forma sistêmica e sinergética. Essa democratização dos meios está transformando estruturas administrativas antigas e arcaicas em organizações dinâmicas, fazendo que estas estejam...
tracking img