Revolu francesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Durante a Revolução Francesa, as disputas entre a burguesia e as camadas populares geravam uma grande tensão política que ameaçava a imposição de uma nova era política na França. Nesse tempo NapoleãoBonaparte ficara conhecido pela sua invejável habilidade militar e sua capacidade de vencer batalhas que pareciam estar praticamente perdidas. Em pouco tempo, a população francesa reconheceu a suacapacidade de ideal revolucionário. Houve, então, uma recentralização político-administrativa do poder, agora a favor da burguesia e com o apoio do povo. O campesinato estava a favor do Consulado devidoao fato de terem ficado com as terras expropriadas da Igreja Católica e da nobreza. Nesse período criou-se o Banco da França, com o Franco como moeda (é utilizada até hoje) e o Código CivilNapoleônico, baseado no Direito Romano, que assegurava as conquistas burguesas durante a Revolução.
Um pouco mais tarde, querendo acabar definitivamente com a ameaça dos burbons, Napoleão sendo o imperador.Essa parte da era napoleônica é caracterizada pelas inúmeras guerras da França contra a Inglaterra e outros países que formavam Coligações (tinham o intuito de derrotar Napoleão e reimplantar oabsolutismo). Durante todo o pós-revolução a França foi cercada por inimigos políticos e econômicos.
Napoleão enfrentou e venceu várias Coligações. No entanto, tentou destruir, por meio de guerras, aInglaterra, mas não consegui devido ao poderio naval inglês. Como não conseguiu com o confronto direto, tentou, com o Bloqueio Continental, declinar a economia inglesa. Esse bloqueio estabelecia o fim dacomercialização dos países aliados da França com a Inglaterra. Nessa fase se tem uma história curiosa: Portugal foi obrigado a assinar o acordo, mas tinha tratados comerciais com a Inglaterra e, portantoo seu apoio. O rei português continuou a comercializar com os ingleses e, por isso, Napoleão resolveu invadir Lisboa. Durante a aproximação dos Franceses, Dom João VI (rei português), com o apoio...
tracking img