Revoluçao industrial

Páginas: 13 (3110 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2011
INTRODUÇÃO

Da caça à agricultura e ao pastoreio, à atividade de troca e venda dos primeiros comércios, ao pagamento de impostos e ao seu controle, aos registros de informações comerciais em placas de barro e, em seguida, no papiro e no cálamo; dos sumérios, assírios e babilônicos, passando pelos egípcios, hebreus, persas até os gregos, já se escrituravam custos e receitas paraapurar o saldo. Planejamento, organização e controle já eram aplicados e consolidados. A posse de valores e uma visão de futuro, ligadas às primeiras manifestações humanas podem estar na gênese da Administração, e sua história tão antiga quanto a história da civilização.
Com a escrita o homem inscreveu-se nos registros de sua história. Surgem então os primeiros registrosadministrativos, econômicos e políticos de que se tem notícia. Estes registros apontam os Sumérios como um povo que privilegiou o comércio, executando transações que envolviam créditos, empréstimos, juros e Implantaram manufaturas de couro, metal, cerâmica, tecelagem, alvenaria. Habitavam cidades-estados independentes e seus habitantes buscavam soluções práticas para a resolução de seus problemas no exercício deadministrar. O Egito, a Pérsia, a China desenvolveram sistemas administrativos de governos eficientes Na Grécia tribos deram origem à fundação da polis grega. Sócrates já enunciava a universalidade da Administração e destacava as habilidades gerenciais.
A Idade Média foi marcada pelo fenômeno do feudalismo, com o poder localizado nos feudos, unidades de produção, e com os reis semum poder efetivo, os ditames econômicos, políticos e culturais estavam nas mãos da Igreja Católica, e o teocentrismo imperou. Não havia Estado ou nação. Duas instituições se destacaram nos métodos e estratégias da Administração: a Igreja e o exército.
A Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental. Através dos séculosmostra a força de atração de seus objetivos e a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas. As Organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas empresas da atualidade.A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776. A aplicação da máquina a vapor no processo de produção provocou um enorme surto de industrialização, que se estendeu rapidamente a toda a Europa e Estado Unidos. Ao final desse período, o mundo já não era mais o mesmo.
E a moderna administração surgiu em resposta a duasconsequências da Revolução Industrial:
a) crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação;
b) necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
É difícil precisar até que pontoos homens da Antiguidade, da Idade Média e até mesmo do início da Idade Moderna tinham consciência de que estavam praticando a arte de administrar.

REFERENCIAL TEÓRICO

1 ADMINISTRAÇÃO: HABILIDADE HUMANA

Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneiraeficiente e eficaz como líderes. Habilidades humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional.
Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”. 
Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • revolução industrial
  • revolução industrial
  • Revolução Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!