Revoluçao industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Revolução Industrial e Socialismo
Nesta aula, iremos tratar da Revolução Industrial e de suas conseqüências para o mundo contemporâneo. Entre as conseqüências, destaque para o desenvolvimento de novas idéias sócio-políticas, que foi o Socialismo.
A Revolução Industrial.
Entende-se por Revolução Industrial um conjunto de inovações
técnicas que acabaram resultando na substituiçãodaferramenta pela
máquinae propiciando a passagem do artesanato manualpara a
produção industrial concentrada nasfábricas.
A Revolução Industrial foi um processo decisivo para o estabelecimento da sociedade capitalista - sociedade caracterizada pela produção de bens materiais. Uma classe detém osmeios de produção, isto é, máquinas, terras, fábricas; outra classe vende sua força de trabalho em troca deum salário e realiza o trabalho de produção. A primeira classe é aburguesia - que além dos meios de produção, possui ocapital e a segunda classe é formada pelosproletários. Com o desenvolvimento destas duas classes teremos o início de um conflito, denominadoluta de classes.
O processo da Revolução Industrial começou na Inglaterra, que
apresentava uma série de condições, que iremos analisar aseguir

A Revolução Industrial na Inglaterra.
Vários são os fatores que explicam o início da revolução Industrial
na Inglaterra.
UMA REVOLUÇÃO AGRÍCOLA.
A Revolução Industrial inglesa foi precedida por uma revolução agrária. Desde o final da Idade Média, a agricultura inglesa passava por profundas modificações, graças a substituição da produção em pequenas propriedades, voltada para omercado local, por uma produção em larga escala; para atender o mercado externo, realizada em grandes propriedades.
Durante o reinado de Elizabeth I, o comércio de lã teve um grande desenvolvimento. Para a produção de lã era necessário aumentar as passagens, necessidade suprida pelasleis de cercamento. Com os cercamentos os pequenos proprietários e camponeses tiveram suas terras usurpadas, sendoexpulsos para as cidades, transformando-se em força de trabalho para a indústria nascente.
Nem todas as grandes propriedades surgidas com os cercamentos dedicavam-se à criação de carneiros, havia aquelas especializadas na produção de alimentos para o abastecimento das cidades, que cresciam cada vez mais.
Para controlar e obrigar, os expulsos do campo, a aceitarem as duras condições de trabalho,em 1601 foi assinada asleis dos pobres, que consideravam crimes o desemprego e a mendicância; obrigando esta camada a trabalhar nas chamadas "oficinas de caridade", que abasteciam com mão-de-obra as manufaturas inglesas.
FATORES DE ORDEM ECONÔMICA.
A Inglaterra foi, ao longo dos séculos XVII e XVIII, a nação que mais acumulou capitais. Este processo de acumulação de capitais foi possível,graças à expansão da atividade comercial - que gerou um amplo mercado consumidor (a Revolução Comercial). A partir do reinado de Elizabeth I (1558/1603) há uma expansão dos domínios coloniais ingleses. Nas colônias do sul na América do Norte, a Inglaterra adota a produção de algodão em grandes propriedades, para abastecer as manufaturas inglesas.
Outro fator de ordem econômica foi a decretaçãodosAtos de
Navegação(1651) que serviu para eliminar a concorrência dos
holandeses na indústria têxtil e no comércio marítimo. Desta forma, os produtos ingleses atingiam todas as partes do mundo, sendo transportados por navios ingleses.
FATORES DE ORDEM SOCIAL.
Como se viu, com os cercamentos há um processo de expulsão dos camponeses e dos grandes proprietários do campo, auxiliando na composiçãode uma mão-de-obra disponível para as indústrias. Esta camada, inteiramente desprovida de bens materiais, passa a vender sua força de trabalho para os donos das fábricas - surgindo assim os proletários.
FATORES DE ORDEM POLÍTICAS.
Desde o século XVII ( Revolução Gloriosa - 1688 ) a burguesia inglesa controlava o Estado e impunha diretrizes políticas para satisfação de seus interesses...
tracking img