Revolução e transformação social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1254 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Revolução e Transformação Social

- Introdução: Uma mudança social, econômica e política de grande magnitude é denominada Revolução. São exemplos a revolução tecnocientífica, e a revolução industrial (primeira e segunda), que afetaram drasticamente a vida da humanidade. Já mudanças parciais são chamadas de reformas sociais. A diferença primordial é que as reformas são realizadas por quem seencontra no poder, enquanto a revolução decorre contrária a essa ordem vigente.
Revoluções Clássicas
- Revolução Inglesa: Foi a primeira manifestação da crise do sistema moderno da época moderna. Foi quando a Monarquia cedeu grande parte de seus privilégios ao Parlamento e instaurou no país o Parlamentarismo, regime o qual ainda faz parte da Inglaterra.Começou com a Revolução Puritana em 1640 eterminou com a Revolução Gloriosa em 1688. Ambas fazem parte do mesmo processo revolucionário, por isso dizemos “Revolução Inglesa”, e não “Revoluções Inglesas”.
Essa Revolução ajudou para que, em meados do século seguinte (XVIII), ocorresse a Revolução Industrial, dando muita liberdade para o capitalismo. Justamente por abrir caminho para o capitalismo, a Revolução Inglesa é considerada a primeirarevolução burguesa da história.
- Revolução Americana: A Guerra da Independência dos EUA, um movimento emancipador das colônias inglesas na América, teve início com manifestações de descontentamento contra a situação injusta a que os colonizadores foram submetidos pela Grã-Bretanha. Pouco a pouco, essas manifestações se transformaram em rebelião aberta, culminando na proclamação de uma repúblicaindependente.
- Revolução Francesa: Foi um marco da luta contra qualquer tipo de regime absolutista ou monárquico. Representou uma profunda alteração na estrutura da propriedade rural. É marcada pelo amplo desenvolvimento do iluminismo e pela luta em nome de toda a humanidade e não somente uma nação isolada.
Experiências Revolucionárias no Século XX
- Revolução Mexicana: A Revolução iniciada em1910 foi um grande movimento popular, anti-latifundiário e anti-imperialista, que foi responsável por importantes transformações no México, apesar da supremacia da burguesia sobre as instituições do Estado. Objetivava tirar do poder Porfirio Diaz, que lá estava por 20 anos e era amplamente apoiado. Após seguidos levantes armados, Porfírio foi deposto. Restava ainda o sonho de se realizar umareforma agrária. Em outubro de 1911, Maderos é eleito com 53% dos votos, agora pelo Partido Progressista Constitucional. Os remanescentes do porfiriato, após duas tentativas de golpes fracassados, chegaram ao poder, representados pelo Comandante das tropas federais Victoriano Huerta, que traindo o país e a pátria, assassinou o presidente Maderos e seu vice, e assumiu o poder.
O governo de Huertainauguraria a segunda fase da Revolução e contaria de certa forma com o apoio internacional, dos países que não reconheceriam a oficialidade da tomada de poder. As tropas Zapatistas continuaram a luta, ao lado de Villa .A partir de 1914, inicia-se a terceira fase, a mais problemática do processo revolucionário, com a fragmentação das forças antes conjuntas e a radicalidade das facções camponesas quese opunham aos constitucionalistas. Liderados pela Divisão do Norte, um exército de camponeses, mineradores, boiadeiros, ferroviários e bandidos era liderado pelo líder popular Pancho Villa. Ao sul, guerrilheiros camponeses exigiam a devolução das terras usurpadas pelos grandes fazendeiros do açúcar. Os conflitos se arrastariam com vitórias e derrotas para todos, levando o Estado Mexicano a gastarsuas economias e paralisar o crescimento e desenvolvimento do país.
Várias das reinvindicações camponesas foram atendidas, no entanto a tão almejada reforma agrária não foi efetivamente implantada.
- Revolução Russa: Em 1917, na Rússia, houve uma revolução que instituiu o primeiro Estado socialista da história. Dessa revolução nasceu a União Soviética, que se tornou uma grande potência do...
tracking img