Revolução russa

1. Explique o que foi a paz armada.

Em 1908, as ambições imperialistas associadas ao nacionalismo exaltado fomentavam todo um clima internacional de tensões e agressividade. Sabia-se que a guerraentre as grandes potências poderia explodir a qualquer momento. Diante desse risco quase certo, as principais potências trataram de estimular a produção de armas e de fortalecer seus exércitos. Foi operíodo da Paz Armada. Característica desse período foi a elaboração de diversos tratados de aliança entre países, cada qual procurava adquirir mais força para enfrentar o país rival.

2. Quais osprincipais blocos formados apartir dos tratados de alianças firmados entre as grandes potências européias? Qual era o objetivo dessas alianças?

Tríplice Aliança e Tríplice Entente.
TrípliceAliança: com intuito da neutralização francesa a Alemanha busca conquistar aliados de peso como o Império Austríaco e a Itália.
Tríplice Entente: Foi organizada para se defender das Alianças das PotênciasCentrais

3. Que fato serviu de estopim para deflagrar a Primeira Guerra Mundial?

A principal causa foi o assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando.

4. O que foi o tratado de Versalhes?Quais as penalidades impostas à Alemanha por meio desse tartado?

O Tratado de Versalhes foi um tratado de paz assinado pelas potências europeiasque encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Notratado foi criada uma comissão para determinar a dimensão precisa das reparações que a Alemanha tinha de pagar.

5. O que era a Liga das Nações? Explique por que ela não conseguiu cumprir seuspropósitos.

Era uma organização internacional criada em 1919 e autodissolvida em 1946, e que tinha como objetivo reunir todas as nações da Terra e, através da mediação e arbitragem entre as mesmas emuma organização, manter a paz e a ordem no mundo inteiro, evitando assim conflitos desastrosos como o da guerra que recentemente havia acontecido na Europa.

6. Sintetise os motivos que levaram os...