Revolução russa

Páginas: 6 (1427 palavras) Publicado: 12 de abril de 2011
REVOLUÇÃO RUSSA
ORIGENS DA REVOLUÇÃO
No início do século XX a Rússia era um país agrícola, tendo 80% de sua população formada por camponeses. Predominavam os latifúndios, com várias extensões de terras controladas pelos boiardos(nobres proprietários).
Até meados do século XIX, ainda existia na Rússia um sistema de servidão, que tornava o mojique(servo) preso a terra que não o pertencia. Nessamesma época, algumas iniciativas industrialistas começavam a aparecer, principalmente perto dos centros urbanos de São Petersburgo(capital do país) e de Moscou. Surge então uma classe de empresários urbanos ricos, que tinham uma pequena influência política e uma grande tensão social por causa da violenta exploração do proletariado, que era cada vez mais numeroso.
No campo político havia o regimeczarista: uma monarquia autoritária e centralizada na figura de um imperador, chamado de czar. O Czar governava junto de grandes proprietários e do conservador clero da Igreja Ortodoxa Russa. As massas populares e a nova elite burguesa ficavam excluídos do regime político. Mesmo os últimos czares tendo intenções de modernizar a economia e as instituições, eles nunca ameaçavam o poderautoritário, o que aumentou ainda mais as tensões sociais.
O czar Alexandre II (1855-1881) foi responsável pela emancipação e pelo perdão das dívidas dos mujiques (servos) , porém acabou assassinado por revolucionários radicais.
Alexandre III (1881-1894) reprimiu violentamente os opositores do regime, que eram em sua maioria marxistas e anarquistas. Foi responsável pela criação da OKRANA (uma violentapolícia política) e pela abertura do país para investimentos estrangeiros, estimulando a industrialização.
Nicolau II (1894-1917) manteve a política de modernização econômica mesmo perante os conflitos da revolução de 1917.
A REVOLUÇÃO DE 1905
Em 1905, a Rússia foi derrotada numa guerra contra o Japão, por territórios na China. O fracasso do exército serviu de estímulo pra oposição ao czar e em todoo país surgiram manifestações de descontentamento, acabando no DOMINGO SANGRENTO, quando centenas de manifestantes foram massacrados diante do Palácio de Inverno de Nicolau II.
O país estava tão deteriorado que mais do que depressa assinou um Tratado de Paz com o Japão, em 5 de setembro, concedendo várias terras aos vencedores. Para acalmar os ânimos, o czar Nicolau II lançou logo em seguida oManifesto de Outubro prometendo a instauração de uma monarquia constitucional e parlamentar no país, com a criação de um parlamento chamado DUMA. Porém, na Duma constava sua superioridade em relação ao Parlamento, tornando-a “pra inglês ver”. As pesadas críticas levaram ao fim da Duma e a substituição por um outro parlamento mais tranqüilo, com representantes eleitos pelo voto censitário.
Ao mesmotempo, surgiram por todo o território os SOVIETES, conselhos de trabalhadores que refletiam as pressões populares em favor da participação política. Em 1911, depois da morte do ministro Stolypin, toda intenção de regime liberal foi frustrada com violenta repressão.
Até o início da 1ª Guerra Mundial, a oposição ao czar era dividida em três grupos:
-populistas (ou narodniks)
-niilistas(anarquistas)
- social-democratas (marxistas).
Em 1903, esse último grupo, o dos social-democratas, dividiu-se em MENCHEVIQUES e BOLCHEVIQUES.
Os MENCHEVIQUES eram minoria, liderados por Martov e Plekhanov, pregavam a necessidade de um amadurecimento total do capitalismo na Rússia pra só depois buscar o socialismo. Dessa forma, o foco principal era planejar a revolução burguesa contra o czarismo, e oconseqüente fortalecimento da Duma.
Os BOLCHEVIQUES eram maioria, liderados por Lênin, pregavam a união de operários e camponeses para tornar viável a Revolução Socialista no país. Apoiavam os sovietes.
O início da 1ª Guerra Mundial em 1914 a crise do czarismo se aprofundou ainda mais.
A RUSSIA E A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A Rússia participou da guerra ao lado da França e da Inglaterra,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução Russa
  • revolução russa
  • Revolução Russa
  • revolução russa
  • Revolução russa
  • Revolução russa
  • Revolução Russa
  • A Revolução Russa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!