Revolução inglesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1569 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Revolução Puritana

A Revolução Puritana foi um conflito entre a monarquia e o parlamento, que aconteceu na Inglaterra na década de 1640. O rei, Carlos I, governava movido por seus interesses e não aceitava os parlamentares interferirem politicamente.
Quando Carlos I assumiu o reinado após a morte do pai, Jaime I, em 1625, começaram os desacordos políticos. Sua dinastia era responsável por umasérie de mudanças políticas na Inglaterra. Seu pai, Jaime I, acabou com as medidas liberais do Tudor e aliou-se à Igreja Católica, fortalecendo a ideologia conservadora.
Enquanto reinava, Carlos I foi obrigado a convocar o Parlamento para aprovar os gastos com guerras e conflitos. Foi pressionado a assinar a "Petição de Direitos". Neste documento, o rei comprometia-se a prestar contas aoParlamento e colocar questões financeiras e militares sob o domínio da instiruição. O rei preferiu dissolver o Parlamento britânico por conta das exigências.
O Parlamento radicalizou-se exigindo controle total sobre as questões tributárias e religiosas. Com a implementação de mais tributos, a burguesia se viu prejudicada e acabou gerando uma crise financeira ao não pagar os altos impostos cobrados pelorei. Além do mais, reivindicou a convocação das autoridades parlamentares. Por sua vez, Carlos I ameaçou novamente extinguir as autoridades. Inconformada com a imposição monárquica, os líderes parlamentares convocaram a formação de uma milícia armada que garantia a existência do parlamente britânico. . Era então, o início da Revolução Puritana.
Em 1649, o exército dos parlamentares conseguiucapturar o rei e acabou aniquilando-o brutalmente, chegando a decapitá-lo.
Com a vitória, Cromwell, que liderou os combatentes, se tornou o novo presidente do Conselho de Estado, depois de ajudar a dividir grandes partes de terra com camponeses pequenos que eram a seu favor. Entretanto, depois de assumir o poder pela primeira vez no sistema Republicano, acabou tirando as camadas mais baixas dasdecisões políticas e governou a Inglaterra de forma autoritária e severa.

Revolução Gloriosa

Revolução Gloriosa, movimento que aconteceu na Inglaterra entre 1688 e 1689, onde o rei Jaime II isentado do trono britânico. Revolução Gloriosa pode ser chamada também de " Revolução sem Sangue", pela forma pacífica em que ocorreu. Ela deu resultado a substituição do rei da dinastia Stuart, católico,pelos protestantes Guilherme, Príncipe de Orange, da Holanda, junto com sua mulher Maria II, filha de Jaime II. Esta revolução ganha forma após um acordo secreto entre o parlamento inglês e Guilherme de Orange, chefe de estado (stadtholdes) em uma manobra pensava entregar o trono britânico ao príncipe, devido à não aceitação dos nobres britânicos contra à insistência de Jaime II em reconduzir opaís no rumo da doutrina católica. Em 1688, Guilherme de Orange é declarado rei, com o nome de Guilherme III.
A Revolução Gloriosa marginalizava o povo além de mostrar que para acabar com o absolutismo, não era necessária a eliminação da figura do rei, desde que o mesmo aceitasse se submeter às decisões do Parlamento.
Representando a transição política de uma Monarquia Absolutista para umaMonarquia Parlamentar, a Revolução Gloriosa inaugurava a atual política inglesa onde o poder do rei está submetido ao Parlamento.
A Revolução Gloriosa marcou um importante ponto para o poder em direção ao parlamento, distanciando a Inglaterra permanente do absolutismo. A declaração de Direitos (Bill of Rights) foi aceito no parlamento, onde era proibido um monarca católico voltasse a governar o país,além de eliminar a censura política, reafirmando o direito exclusivo do Parlamento em estabelecer o direito de livre apresentação de petições e impostos.
A principal mudança feita pelo Bill of Rights era a relação entre o Parlamento e o Rei. As eleições parlamentares que deveriam acontecer regularmente, não aconteciam. Além do mais, nenhuma lei parlamentar podia ser suspendida pela autoridade...
tracking img