Revolução industrial

Páginas: 5 (1058 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2011
E. E. Dolor Ferreira de Andrade
Aluno(a): ______________________ nº ___ ano/turma: _____


Este trabalho tem por finalidade explicar como, onde surgiu a Revolução Industrial, a Consolidação do Capitalismo, as Questões Sociais e as Tranformações no Mundo do Trabalho. Trabalho este que foi solicitado pelo professor de história, ____________ que leciona da escola_______________________________, foi solicitado aos alunos do ______. |

______________________________

Revolução Industrial

O começo da Revolução Industrial dá-se por três motivos: o acúmula de capital dos burgueses ingleses, a facilidade do comércio ultramarinho e a riqueza de combustível (carvão mineral), que garantia o funcionamento das máquinas.
Desde então, ficou marcado o iníco do capitalismo, os“direitos” trabalhistas. A relação desigual entre empregador e empregado.
Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram as trade unions (espécie de sindicatos) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo. Tambémconhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com relação a vida dos empregados. O cartismo foi mais brando na forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores.
As mulheres não tinham direito algum e tinham uma carga horária enorme, juntamente comcrianças que começavam a trabalhar muito cedo.
Antes, as indústrias eram manufaturadas e com a Revolução Industrial máquinas a vapor, à carvão foram criadas.
A revolução Industrial mudou a vida da humanidade.
A vida nas cidades se tornou mais importante que a vida no campo e isso trouxe muitas conseqüências: nas cidades os habitantes e trabalhadores moravam em condições precárias e conviviamdiariamente com a falta de higiene, isso sem contar com o constante medo do desemprego e da miséria.

Consolidação do capitalismo
O capitalismo é um sistema econômico e social que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção, trabalho livre assalariado e acumulação de capital (riqueza). Características que percebemos iniciar no século 18, durante a Revolução Industrial. Apesar de,inicialmente, ser restrita à Inglaterra, ela foi responsável pela reordenação da economia mundial durante o século 19, pois representou a nova dinâmica capitalista, responsável por superar o mercantilismo.
Ou seja, o capitalismo tem uma forte relação com a Revolução Industrial.
Considerando seu processo de desenvolvimento, costuma-se dividir o capitalismo nas seguintes fases:
Pré capitalismoPeríodo da economia mercantil, no qual a produção se destina a trocas e não apenas ao uso imediato. Não se generalizou o trabalho assalariado; os trabalhadores vendiam o produto de seu trabalho - mas não o seu próprio trabalho.
Capitalismo Comercial
Esta fase se estendeu do final do século 15 até o século 18. Apesar de predominar o produtor independente (artesão), generaliza-se o trabalhoassalariado. Lucrava mais quem comprava e vendia a mercadoria, não quem a produzia.
Capitalismo social
Foi marcado por grandes transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. O comércio não era mais a essência do sistema; o lucro era o principal objetivo. O trabalho assalariado se instala, em prejuízo dos artesãos, separando claramente os possuidores dos meios de produção e o exército detrabalhadores.
Capitalismo finaceiro ou monopolista
A partir do crescimento acelerado do capitalismo industrial, começam a surgir rapidamente várias empresas, motivadas pelo processo de concentração e centralização de capitais.

Questões Sociais

A “questão social”, enquanto categoria teórica e problemática histórica, emergiu no cenário europeu em meados do século XIX, quando a classe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • revolução industrial
  • revolução industrial
  • Revolução Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!