Revolução industrial

Páginas: 5 (1088 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
Revolução Industrial

Historicamente podemos distinguir em três etapas a revolução industrial, a primeira etapa aconteceu na Inglaterra em 1760 a 1850 com a produção de bens de consumo especialmente têxteis, e a energia a vapor a segunda etapa ocorreu em 1850 a 1900 espalhando-se por Europa, América e Ásia, e assim cresce a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolve, surgemnovas formas de energia, como hidrelétrica e a derivada do petróleo. O transporte também se revoluciona com a invenção da locomotiva e do barco a vapor. Em 1900 até hoje surgem muitas empresas indústrias e multinacionais a produção se automatiza, surge a produção em serie, e cresce a sociedade de consumo, com a expansão dos meios de comunicação. Avançam a indústria química e eletrônica, a engenhariagenética e robótica.
A Teoria da Administração Científica surgiu no final do século XIX, com Taylor,
Onde seu objetivo era a necessidade de inovação do processo de produção, enfatizando a necessidade de se trabalhar com eficiência, dividindo as tarefas em múltiplas etapas e administrando a operação com mãos de ferro, para assim ter-se uma máxima produção com o mínimo de custo para Taylor existiauma grande lacuna entre planejar e executar já que os trabalhadores não conheciam e nem entenderiam administração científica.
Assim como Taylor outro representante da administração cientifica foi Fayol que via a organização como um “corpo empresarial” onde o processo administrativo era um conjunto de atividades administrativas que tanto exerciam influências, como influenciavam as atividadesgerenciais, dentre estas atividades estava o planejamento, que determinavam os objetivos da organização.
A teoria da burocracia foi criada pelo alemão Max Weber no século XX surgiu devido fragilidade das Teorias Clássicas e Relações Humanas essa teoria tinha como princípios
Formalização, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, competência técnica, capacidades, separação entre propriedades eadministração, Profissionalização dos funcionários.
As sete dimensões citadas constituem as características básicas do modelo burocrático segundo Weber a burocracia representa o tipo de organização capaz de atingir o mais elevado grau de eficiência no alcance dos objetivos organizacionais.
Além da Escola Clássica da Administração, a sociedade vivenciou a chamada Escola Humanística, que tevecomo principal representante Elton Mayo e Hawthorne. Um dos grandes focos desta abordagem foi à motivação dos indivíduos como fonte de consecução dos objetivos da organização, com a motivação dos indivíduos a relação de grupo torna a organização mais produtiva e os trabalhadores mais felizes. Além disso, é validado o pensamento participativo, onde os funcionários participariam do processo de tomadade decisão das empresas, o que influenciaria um maior esforço produtivo e participativo. A Teoria Estruturalista mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações; baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam.
Na Teoria dos Sistemas percebe-se que a preocupação está na junção das partes paraa formação do todo organizacional, sendo visto o sistema administrativo da mesma forma que um sistema biológico.
O sistema aberto esta inserido em um sistema social maior, ou seja, não vivem isoladamente Os sistemas abertos, portanto, evitam o aumento da entropia e podem desenvolver – se em direção a um estado de crescente ordem e organização ( entropia negativa ) . Através da interaçãoambiental, os sistemas abertos restauram a própria energia e reparam perdas em sua própria organização. O Sistema técnico esta relacionado à infra-estrutura física de uma organização as maquinas e equipamentos as tarefas executadas o sistema social corresponde a relações sociais dentro da organização os trabalhadores com suas características fisiológicas e psicológicas. A Teoria Neoclássica coloca grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • revolução industrial
  • revolução industrial
  • Revolução Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!