Revolução industrial

Páginas: 5 (1188 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2011
A revolução industrial.

Iniciado na Inglaterra na metade do século XVIII, este processo de mudança do processo produtivo teve desdobramentos não só econômicos, mas culturais, políticos e principalmente sociais e a produção de bens deixa de ser artesanal e passa a ser mecanizada.
Com a Revolução Industrial o volume de produção aumenta extraordinariamente e uma das consequências da RevoluçãoIndustrial é o rápido crescimento econômico. Antes dela o progresso econômico era sempre lento.
A renda per capita e a população começaram a crescer de forma acelerada nunca antes vista na história da humanidade.
Entre 1500 e 1780 a população da Inglaterra aumentou de 3.5 milhões para 8.5, já entre 1780 e 1880 ela saltou para 36 milhões, devido à drástica redução da mortalidade infantil.
Antesda Revolução Industrial, a atividade de produzir era feita pelos artesãos, os quais muitas vezes, eram proprietários da matéria-prima e comercializavam o produto.
Depois da Revolução Industrial, os trabalhadores não eram mais os “donos” do processo. Eles passaram a trabalhar para um patrão como operários ou empregados.
A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, integra o conjunto daschamadas “Revoluções Burguesas” do século XVIII, responsáveis pela crise do Antigo Regime, na passagem do capitalismo comercial para o industrial.
O século XIX foi marcado pela hegemonia mundial inglesa. Durante a maior parte desse período o trono inglês foi ocupado pela rainha Vitória (1837-1901).
A segunda revolução.
A Segunda Revolução Industrial, iniciada na segunda metade do século XIX (c. 1850- 1870), foi uma segunda fase da Revolução Industrial, envolvendo uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço.
Esse período marca também o advento da Alemanha e dos Estados Unidos como potências industriais, juntando-se à França e do Reino Unido. Durante a Segunda Revolução Industrial, a população urbana superou o contingente populacional do campo,fazendo crescer a importância de metrópoles.
Nos Estados Unidos a Segunda Revolução Industrial é comumente associada com a eletrificação de Nikola Tesla, Thomas Alva Edison e George Westinghouse e com o gerenciamento científico aplicado por Frederick Winslow Taylor.
No início do século 5, o termo "Segunda Revolução do Trabalho" também tem sido usado para se referir aos efeitos antecipados de umhipotético sistema de nanotecnologia molecular sobre a sociedade.
Uma das invenções mais cruciais para a comunicação de ideias técnicas foi à prensa móvel movida a vapor inventada nas décadas anteriores à Revolução.
A segunda revolução industrial também viu a introdução da composição tipográfica com a Linotype e a Monotype e o processo de produção através da madeira que enfim libertava ascorporações dos limitados suportes de algodão e linho.
O motor a vapor foi desenvolvido e aplicado na Grã-Bretanha durante o século XVIII e somente exportado com lentidão à Europa e ao resto do mundo no século XIX, ao longo da Revolução Industrial.
O desenvolvimento do motor de combustão interna foi um motivador dos automóveis primitivos na França em 1870, mas esses nunca foram produzidos em quantidade.O período que mais marcou os avanços tecnológicos foi entre o final do século XIX até meados do século XX, quando o mundo vivenciou uma série de avanços na tecnologia, medicina entre outros.
Os fatos de maior destaque, assim com na Primeira Revolução Industrial, foi em relação a inventos e descobertas, dessa vez o que impulsionou foi, sem dúvida, o petróleo, o motor a combustão, utilização doaço e o uso da força das águas na geração de energia elétrica, com a criação das usinas hidrelétricas.
A Segunda Revolução Industrial focalizou a produção no seguimento de indústrias de grande porte (siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas, automobilísticas, transporte ferroviário e naval).
As revoluções industriais são processos que estão ligados diretamente aos avanços tecnológicos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • revolução industrial
  • revolução industrial
  • Revolução Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!