Revolução industrial

Páginas: 8 (1765 palavras) Publicado: 24 de junho de 2011
FACULDADE SABERES

Gilberto de Souza Ogênio

A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E SEU CONTEXTO

VITÓRIA
2011
GILBERTO DE SOUZA OGÊNIO

A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIASL E SEU CONTEXTO

Artigo apresentado à disciplina de História Moderna do Curso de História da Faculdade Saberes, como requisito parcial para avaliação.
Orientador(a): Prof. Me. Alessandra André Chiminazzo

VITÓRIA2011
A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E SEU CONTEXTO
Gilberto de Souza Ogênio
Se olharmos no dicionário veremos que um dos significados para revolução seria uma radical transformação. Creio eu ser esta a melhor definição para o ocorrido na Inglaterra durante o século XVIII. Na verdade não é tão simples assim definir uma data inicial para esse processo de transformação industrial tão complexo, maispodemos afirmar que sua aceleração pode ser notada com maior ênfase a partir das descobertas técnicas que aperfeiçoaram a produção têxtil e a máquina a vapor no final deste século. Em 1768 o inglês Richard Arkwright aperfeiçoou uma simples máquina de tear, dando a esta propriedades hidráulicas e promovendo um avanço considerável na produção têxtil; um ano depois o escocês James Watt aprimorou amáquina a vapor concedendo a está uma aplicabilidade industrial finalmente considerável, tanto por sua viabilidade financeira quanto por sua fácil manipulação. Uma barreira que atrasou em tanto tempo essa revolução estava justamente nesse desenvolvimento técnico, que embora existisse, não era concebido de forma sistemática e as informações não eram cruzadas de modo que pudessem gerar resultadossólidos e viáveis. As técnicas eram descobertas muitas das vezes ao acaso e isoladas, ou seja, a ciência e a técnica estavam separadas; existiam as descobertas, mais estas não eram estudadas e desenvolvidas.
A revolução industrial não pode ser explicada e compreendida apenas por esse desenvolvimento técnico mais avançado na Europa do século XVIII; outras nações também dispunham de certa evoluçãotécnica anteriores mesmo há este século e superior que os ingleses, como os casos de Grécia, que desde os tempos antigos tinham grande conhecimento científicos e habilidades técnicas como: comerciais, artísticas e industriais; e China, que por sua vez já tinha uma grande produção têxtil, conhecimento da pólvora, da metalurgia, um comercio internacional e diversas habilidades em produção artesanal.Contudo, até então, nenhuma dessas sociedades tinham realizado algum descobrimento do ponto de vista da evolução mecânica.
Por incrível que pareça, outro ponto de destaque nessa demora evolutiva era simplesmente a falta de interesse de sociedades que não queriam em hipótese nenhuma abalar sua ordem social vigente; ordem essa que logicamente mantinha os dominantes no poder e os dominados quaseescravos. A produção era obtida através de um trabalho tradicional, os instrumentos eram desenvolvidos para adaptarem-se a força do trabalho humano e animal, não para melhorá-los. Os dominantes estavam satisfeitos, afinal tinham ao seu dispor uma quantidade quase que infinita de mão-de-obra barata e submissa. As invenções eram suprimidas e os inventores eram até mesmo mortos para servirem de exemplo anão ser seguido. Todavia, como o termo revolução já induz a uma mudança radical, a Inglaterra se sucumbiu e mesmo que por forças alheias, foi à porta de entrada de tantas transformações que acabaram que por conceder a essa, as condições necessárias para abrigar tal revolução. Primeiro; as descobertas ultramarinas dos séculos XV e XVI lideradas pela Inglaterra criaram novos mercados, novas fontesriquíssimas de matérias-primas e uma nova visão de universo, com uma amplitude geográfica jamais vista. Esse novo comércio colonial acaba que por requerer uma maior quantidade de objetos fabricados, levando assim a velha produção artesanal a transformar-se em organizadas manufaturas, cada vez mais voltada para o lucro; que por sua vez requer uma maior quantidade de matéria-prima, que é assim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • revolução industrial
  • revolução industrial
  • Revolução Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!