Revolução francesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Revendo o Capítulo

1º O que foi o governo do Diretório e qual o papel de Napoleão Bonaparte nesse contexto político?
 Depois que Robespierre foi tirado do poder, a nova orientação políticaelaborou outra constituição para a França que estabelecia a continuidade do regime republicano, que seria controlado pelo Diretório, composto de cinco elementos eleitos pelo Legislativo. Napoleão adquiriuprestígio por seu desempenho na repressão de rebeliões contra o governo e com o apoio de burguesia e do exército, deflagrou o golpe.
 2º Em quais aspectos de seu governo Napoleão seguiu osprincípios da Revolução Francesa?
Os princípios da Revolução Francesa eram liberdade, igualdade e fraternidade; porém no governo de Napoleão não notamos em nenhum aspecto esses princípios, uma vez que todoseles eram sufocados por meio de severa censura à imprensa e da ação violenta dos órgãos policiais.
 3º Quais foram as principais características de Império Napoleônico?
O Império napoleônico foicaracterizado como um império monárquico. Napoleão I, o imperador, nomeou vários nobres e familiares para altos cargos públicos. Houve a formação de uma nova corte com os membros da elite militar, daalta burguesia e da alta nobreza. Foi nesse período em que o Império Francês atingiu sua extensão, dominando quase toda Europa Ocidental e boa parte da Oriental. Como Napoleão I também era comandantedas forças armadas, investiu em armas e soldados, tornando o seu exército o mais poderoso da Europa, e com isso foram travadas uma série de guerras para expandir o domínio Francês.
 4º Quais osmotivos do enfraquecimento de Napoleão e da queda de seu império?
Napoleão, com sua política expansionista, estava tirando muitos homens de suas famílias e trabalhos para guerrear, e grande parte delesmorria nos campos de batalha, o que gerava muita indignação por parte dos familiares. Fora da França, as invasões napoleônicas despertavam a reação nacionalista dos povos conquistados. O Bloqueio...
tracking img