Revolução francesa

Páginas: 5 (1163 palavras) Publicado: 27 de março de 2011
A situação social francesa do século XVIII era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O lema dos revolucionários era " Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro estado francês.http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-francesa.htm

As causas da Revolução Francesa podem ser divididas em quatro grupos: políticas, econômicas sociais e intelectuais. A revolução foi apenas o resultado de um ambiente construído a partir destes diversos fatores. Entre estes, podem-se destacar o envolvimento da França em várias guerras, os altos gastos da Corte de Luís XVI de França, o antigo regime francês, aascensão da burguesia, a manutenção do mercantilismo e os ideais do Iluminismo. O estopim para a Revolução Francesa se deu devido a situação da França em 1787, após o colapso financeiro no ano anterior. O país acumulou vultosa dívida e sua renda era suficiente apenas para pagar os juros e os custos da Corte. A fim de agrariar mais fundos para pagamento das dívidas, Luís XVI buscou implantar um novoimposto sobre a propriedade dos notáveis - nobreza e clero -, o que foi rejeitado pela Assembleia dos Notáveis, e fez com que o rei convocasse a Assembleia dos Estados Gerais em 1789, instituição que não era reunida desde 1614.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Causas_da_Revolu%C3%A7%C3%A3o_Francesa
A sociedade francesa do século XVIII era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmidesocial, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) que, como já dissemos, sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com opagamento de altos impostos. Pior era a condição de vida dos desempregados que aumentavam em larga escala nas cidades francesas.
http://www.suapesquisa.com/francesa/
A Assembléia dos Estados Gerais era um órgão político de caráter consultivo e deliberativo, constituído por representantes das três ordens sociais denominadas estados, sendo o Primeiro Estado, a nobreza, o segundoestado, clero e o Terceiro Estado, o povo. Os Estados Gerais aconselhavam o rei em algumas de suas decisões. Diante das sucessivas crises políticas, os Estados Gerais foram convocados em maio de 1789 - fato que não ocorria desde 1614, sob Luís XIII -, reunindo-se no Hôtel des Menus Plaisirs, em Versalhes para discutir os problemas do reino. Nessa assembléia, em que cada estado tinha direito a apenas umvoto, o clero e a nobreza se uniram para derrotar o terceiro estado nas votações, havendo sempre dois votos contra um. A reação do terceiro estado começou justamente nessa Assembléia, o que deu início à Revolução Francesa.

A Bastilha era uma fortaleza situada em Paris, capital da França. Começou a ser construída no ano de 1370, durante o reinado de Carlos V. Foi concluída, doze anosdepois, em 1382. No século XV, foi transformada pela monarquia francesa numa prisão de Estado, ou seja, um local onde eram presos aqueles que discordavam ou representavam uma ameaça ao poder absolutista dos reis. Durante a Revolução Francesa (1789) foi atacada e tomada pelos revolucionários, em 14 de julho. Os presos políticos foram libertados. A Queda da Bastilha tornou-se um marco e símbolo da quedada monarquia francesa. Inclusive, o 14 de julho foi escolhido pelos franceses como feriado nacional e data de celebração da Revolução Francesa.
Grande Medo foi um período no qual o campesinato francês toma conhecimento da Revolução Francesa, o que desencadeia uma série de ataques a castelos,casas,Igrejas e saques a aldeias. Muitos nobres fugiram de suas propriedades propiciando o fim dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução Francesa
  • revolução francesa
  • revolução francesa
  • revoluçao francesa
  • revolução francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!