Revolução francesa e período napoleônico

Páginas: 6 (1350 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2011
A Revolução Francesa
1. Introdução:
.O que foi: Foi a grande revolução que pôs fim ao Antigo Regime na França, destruindoas estruturas sociais daquele regime e levando a burguesia ao poder. Apesar dosprincipais eventos terem ocorrido em Paris e no interior do país, ela se espalhou portoda a Europa e influenciou todo o mundo no século XIX.
. A sociedade francesa: O estado monárquico francêsdividia a sociedade em trêsestados, que na verdade não correspondiam à realidade sócio-econômica daquele país.O primeiro estado é constituído por todos membros do clero. O segundo, pelos nobres,tanto do interior como da Corte. O terceiro estado era o resto da sociedade e era o únicoque pagava impostos, sendo que muitas vezes o 1o e 2o estados eram sustentados poresses tributos.
. Subprodução e fome:Apesar de a economia francesa ter se desenvolvido bastante noséculo XVIII, nos anos imediatamente anteriores à Revolução, assistiu-se a uma grandeseca no campo, que levou à fome no país. Isso vai ser um dos fatores imediatos para a Revolução.
. Crise financeira da Coroa: As freqüentes guerras e a extravagante corte tinham deixadoo Estado francês extremamente endividado, levando a uma série crisefinanceira daCoroa. Luís XVI, o rei francês do período, tentou fazer uma reforma tributária onde o1o e 2o estado pagassem impostos, mas esta foi barrada por estes.
Dá-se uma crise política que leva o Rei a convocar os Estados Gerais, órgão consultivodo rei que era dividido entre os três estados, com um voto para cada um. A decisãofinal, no entanto, seria sempre do monarca.
. Divisão cronológicada Revolução: A Revolução Francesa é dividida geralmente emtrês períodos. A Era das Instituições (1789-92), onde a burguesia chega ao poder; a Eradas Antecipações (1792-4), onde são antecipadas práticas políticas igualitárias; e a Eradas Consolidações (1794-1815), onde a alta burguesia se consolida no Estado.
2. A Era das Instituições:
. A Assembléia Constituinte: Em maio de 1789, sãoconvocados os Estados Gerais.Tudo o que o terceiro estado propunha era barrado pelo clero e pela nobreza. O TerceiroEstado se isola e declara-se Assembléia Constituinte, dando um golpe no poder danobreza e do clero, é a chamada Revolução dos Advogados.
. A tomada da Bastilha: Como o rei e os dois primeiros estados, desconfiados, colocamo exército de prontidão, a população de Paris, apoiando a Assembléia,toma a prisão daBastilha. Nessa prisão havia armas, com as quais a população se armou para defender aAssembléia Constituinte.
. O grande Medo: Enquanto isso, em algumas partes do interior da França, os
camponeses ocupam as terras dos senhores (clero e nobreza) e queimam seus títulos de propriedade em um sentido de destruir a ordem senhorial no campo. Eles fazem uma
divisão da terra entre eles,é o Grande Medo.
. Constituição jurada: Em agosto do mesmo ano, é promulgada a Declaração dosDireitos Humanos. Os bens da Igreja são confiscados e no final do ano, promulga-seuma Constituição que o Rei é obrigado a assinar. Institucionaliza-se uma monarquiaconstitucional.
. Guerra: As monarquias vizinhas à França, preocupadas com a agitação no país,resolvem invadir o país para restituir Luís XVIao seu cargo. O exército francês,liderado por um general leal ao Imperador, sofre sucessivas derrotas, deixando apopulação desconfiada. Descobre-se um acordo entre o rei e os exércitos estrangeiros,levando à condenação de Luís XVI à guilhotina em 1792. Tem fim a monarquiaconstitucional, dá-se a República.
3. A Era das Antecipações:
. A nova Assembléia: Uma nova assembléia é constituída porsufrágio universal comuma divisão clara entre os girondinos – compostos pela alta burguesia – à direita e osjacobinos – compostos pela população média e pobre de Paris – à esquerda, além daplanície, no centro.
. Golpe jacobino: Diante das tropas estrangeiras à porta de Paris, os jacobinos dão umgolpe de Estado estabelecendo medidas emergenciais: tabelam os alimentos a preçosbaixos, empreendem uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A revoluçao francesa e o periodo napoleonico
  • Revolução francesa periodo napoleonico
  • Revolução francesa & período napoleônico
  • Revolução Francesa e o Império Napoleônico
  • Revolução Francesa e Império Napoleônico
  • a revolução francesa e o periodo napoliônico
  • Revolução Francesa e Análise de dois documentos desse período
  • Período Napoleônico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!