Revolução chinesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que foi a Revolução Chinesa

A revolução chinesa foi uma luta nacionalista, no começo do séc. XX, a fim de que os chineses comandassem a China sem intervenção de nenhum outro país, tendo uma vitória Socialista.

Como era a China antes da revolução

No começo do séc. XX, as coisas começaram a mudar. Em 1905 foi fundado o Kuomitang (partido naciolista da época) por Sun Yat-sen. Em 1911,nacionalistas chineses a comando do Kuomitang, chefia­ram uma revolta que derrubou o imperador e proclamou a republica. Ele sonhava com um Estado democrático, que estimulasse a modernização econômica da China.

As coisas não foram como o Sun Yat-sen imaginava. Depois de sua morte (1925), o Kuomintang passou a ser liderado por Chiang Kai-shek. O novo governante chinês aproximou-se dos paísesocidentais porque precisava de segurança para garantir seu domínio político sobre toda a China.

Mas Chiang Kai-shek tinha agora um rival a enfrentar, o Partido Comunista da China (PCC). fundado em 1921. O Kuomintang perseguiu os opositores, assassinando milhares de comunistas (Massacre de Xangai, 1927). A fuga dos comunistas foi um verdadeiro escandalo. Na Longa Marcha, liderados por Mao Tsé-tungpercorreram mil léguas sob o fogo das tropas do governo chinês. Depois de mais de duzentos combates, enfrentando o deserto, a neve e a floresta, os sobreviventes chegaram ao noroeste da China, praticamen­te inacessível ao inimigo.

A Segunda Guerra Mundial tinha começa­do mais cedo para os chineses. Desde 1937 que o Japão havia lhes declarado guerra to­tal para submeter o país. Para enfrentar oini­migo. o PCC e o Kuomintang acertaram uma trégua. Mas na verdade os generais do Kuomin­tang, foram dominados pela corrupção, então a liderança da luta patriótica contra os japoneses passou para Mao Tsé-tung e o PCC. Com isso, os comunistas ganharam um enorme prestígio junto à população.

Quando a Segunda Guerra acabou, em 1945, quase ninguém mais acreditava no Kuo­mintang. Os guerrilheiros de MaoTsé-tung agora formavam um poderoso Exército Ver­melho, com centenas de milhares de campo­neses armados. A Revolução de 1949 abriu caminho para o desfile triunfal dos comunistas em Pequim, e Chiang Kai-Shek fugiu para a ilha de Formosa, que continuou capitalista (e é chamada também de China Nacionalista).

Como foi a Revolução Chinesa

Na primeira etapa da revolução, chamada de NovaDemocracia, as grandes e médias propriedades rurais foram confiscadas pelo Estado e entregues aos camponeses. A refor­ma agrária foi muito importante para dimi­nuir a pobreza no país. Milhões de pessoas que antes viviam entulhadas nas favelas da periferia de Xangai e Pequim ganharam terra para trabalhar. Também foi organizado um gigantesco movimento de educação popular, que alfabetizou dezenas de milhõesde adul­tos. As mulheres, que até então eram tratadas como servas domésticas, ganharam igualdade de direitos com os homens. Sem dúvida, era uma nova China que estava nascendo.

Em 1953, todas as empresas, bancos e indústrias passaram para o controle do Estado. A China se tornava um país socialista que se­guia o modelo soviético, com apoio total à industria pesada e à economia dirigida por planosde 50 anos. A URSS ajudava bastan­te, enviando dinheiro, tecnologia, engenhei­ros, médicos, professores e operários especializados.

Como ficou a China depois da Revolução

De 1958 a 1962, os chineses arriscaram o Grande Salto para a Frente, que era um am­bicioso plano de desenvolvimento econômi­co. Eles chegaram a sonhar em se tornar um país desenvolvido no prazo de apenas 10 anos. Oscamponeses se organizaram em grandes cooperativas chamadas comunas rurais. Cada comuna era uma fazenda cole­tiva (onde tudo pertencia a todos, onde traba­lhavam em cooperação) com milhares de fa­mílias camponesas. Essas comunas tinham seus próprios recursos para investir, incluin­do a instalação de pequenas indústrias, es­colas e hospitais. Porém o sonho mostrou-se incompatível com a dura realidade....
tracking img