Revoltas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTIVO DA ABDICAÇÃO DE DOM PEDRO I
Gastou quantidades imensas de dinheiro brasileiro para combater D. Miguel (que tirou sua filha do poder). D Pedro se envolveu muito na política portuguesa, aumentando a influência dos portugueses no brasil e aumentando a oposição ao mesmo. D. Pedro se mostrava favorável ao partido português e demitiu o ministro brasileiro. Ele foi muito pressionado e abdicou opoder.

NOME DO PERIODO POSTERIOR AO 1 REINADO
Regência

ATO ADICIONAL
Províncias ganham maior autonomia, com suas próprias assembléias, e o Conselho de Estado é extinto, diminuindo a forca do poder moderador (significava o autoritarismo). A principal medida é a criação da regência una.

CABANAGEM (Pará, 1834-1840)
Protesto popular contra o domïnio da aristocracia latifundiária. Algunsnomes como Batista de Campos, Clemente Malcher, irmãos Vinagre, lavradores e Eduardo Angelin começaram a se reunir. A repressão começou quando o governo descobriu a revolta e prende Malcher e rebeldes, além de matar um dos Vinagres. O protesto se transformou em uma rebelião armada e mataram o presidente da província e o comandante militar. Malcher é proclamado presidente da província e inicia ogoverno dos cabanos. A repressão consegue retomar grande parte do Pará.

REVOLUÇÃO FARROUPILHA (RS, 1835-1845)
As oportunidades de ganho dos estancieiros tinham limite pela concorrência do charque argentino.Eles queriam que o governo impedisse a entrada desse produto e diminuísse o preço do sal. União de interesses dos comerciantes e proprietários. Bento Gonçalves lança um manifesto contra aintervenção do governo no RS. Venceram algumas batalhas e proclamaram a República Rio-Grandense de Piratini. David Canabarro proclama a República de SC. Barão de Caxias é enviado para pacificar o Sul. Os farroupilhas aceitam o governo mas exigem serem incorporados ao exército, perdão aos soldados e liberdade aos escravos que lutaram.

BALAIADA (Maranhão, 1840-1841)
A região estava em crise peladecadência do algodão. A rebelião começou quando os liberais bem te vis foram presos pelos moderados conservadores que estavam no poder. A luta contou com participação popular. O líder era Manuel Ferreira. Muitas fazendas foram tomadas pelos rebeldes, até que Luís Alves de Lima e Silva recebeu poderes e desencadeou a repressão. Os rebeldes se renderam.

REVOLTA DOS MALÊS (Bahia, 1835)
Os escravosmuçulmanos se rebelaram contra a opressão dos senhores brancos. Carentes de armas, foram logo dominados. Morte/açoite/prisão foi a pena de pelo menos 500 escravos.

SABINADA (Bahia, 1837)
Grupo de liberais se rebelou contra o centralismo do governo regencial. A liderança foi de Francisco Sabino. A República chega a ser proclamada, mas por ser um movimento isolado, a repressão foi rápida.LIBERALISMO
Cada indivíduo deve cuidar de seus bens individuais, sem que o Estado interfira, assim se defende o livre-cambismo.

SOCIALISMO UTÓPICO
Idealizam uma nova sociedade sem propostas viáveis. Crítica radical a sociedade capitalista, aliada a crença de que uma sociedade melhor deve nascer da boa vontade dos ricos, que, convencidos da imoralidade da pobreza, reeducariam toda a sociedade.ANARQUISMO
Pregavam a eliminação do Estado e da propriedade privada, e a organização em comunidades voltadas para o autoabastecimento e a troca sem fins lucrativos.

MARXISMO
Queriam superar os obstáculos que o capitalismo coloca ao desenvolvimento das potencialidades humanas. Não buscam inventar uma nova sociedade, mas sim, procuram dentro da mesma as forças sociais para fazer essa mudança.Queriam a instalação de uma ditadura do proletariado, que assumiria os meios de produção e socializaria igualmente as riquezas. Dessa forma, seriam dados os primeiros passos para o alcance de uma sociedade igualitária. Na medida em que essa situação de igualdade fosse aprimorada, o governo proletário cederia lugar para uma sociedade comunista onde o Estado e as propriedades seriam finalmente...