Revoltas do brasil colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As Revoltas do Brasil Colonial

Como os portugueses eram donos da terra, exigiram que grande parte das nossas riquezas fosse levada para Portugal. Isso aconteceu primeiro com o pau-brasil, emseguida com o açucare, depois, com o ouro.
No início, havia uma boa relação entre os moradores da terra e o governo português, mas, com o passar do tempo, criou-se um sentimento de revolta contra osabusos e as injustiças cometidas por Portugal. Os brasileiros começaram a não aceitar mais o tratamento que o governo português dava à Colônia. Por essa razão, várias revoltas ocorreram em diferenteslugares.

 
Movimentos Nativistas: primeiras revoltas que aconteceram no Brasil combatiam o domínio Português, de caráter nacionalista, mas não pensavam em independência.
• Revolta de Beckman• Guerra dos Emboabas
• Guerra dos Mascates
• Aclamação de Amador Bueno
• Revolta de Filipe dos Santos

Revolta de Beckman (1684/1685 – Maranhão)

O motivo da revolta foi odescontentamento dos colonos com a Companhia de Comércio do Maranhão, que comprava os produtos da região por um preço baixo para revendê-los a Portugal e vendia os produtos que vinham da Metrópole por umpreço mais alto.
Essa companhia tanto explorou os colonos que eles acabaram se revoltando.
Chefiados por Manoel Beckman, fazendeiro muito rico e respeitado na região, os colonos acabaram com acompanhia, mas o governo português sufocou a revolta e prendou os principais lideres.
Manoel Beckman foi condenado à forca.

Guerra dos Emboabas (1708/1710 – Minas Gerais)

Como foram osbandeirantes paulistas os descobridores do ouro em Minas Gerais, eles achavam que as minas deveriam ser só deles. Mas inúmeros colonos da região do litoral, assim que souberam da descoberta das minas de ouro,dirigiram-se ao local.
Os paulistas chamavam essas pessoas de emboabas, para designar “forasteiro”, “gente que vem de fora”.
Formaram-se dois grupos inimigos: o dos paulistas, chefiados por...
tracking img