Revoltas brasileiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

As revoltas acontecidas durante o Brasil império serviram para buscar melhoras nas condições de vida, pois os mais favorecidos tinham mais a oferecer do que os de classe média e baixa. Os maiores sempre se davam melhor, enquanto a vida dos menores ficava cada vez mais difícil diante dos obstáculos impostos.
Buscavam também reconhecimento, por a burguesia mesmo tendo dinheiro,não conseguia participar das decisões. Também os negros, mesmo os que na eram mais escravos, e também os mulçumanos sofriam muito com o preconceito e nada conseguiam fazem a respeitos.
Assim se eles conseguissem mudar o poder de mãos, conseguiriam resolver a maioria de seus problemas, mas para isso era necessária muita luta, e é a respeito disso que trataremos no trabalho.

2. MALÊS

Essarevolta aconteceu durante o período regencial, na cidade de Salvador, na Bahia por volta dos dias 25 e 27 de janeiro de 1835. Os idealizadores desse movimento foram os negros livres, que eram assalariados e trabalhavam geralmente como artesãos, carpinteiros, alfaiates e donos de alguns pequenos comércios. Além de serem negros, eles eram islamitas, outro motivo para ser perseguidos e discriminados, eassim não conseguirem obter uma boa condição.
Algumas pessoas estavam insatisfeitas com a situação dos negros africanos, que sofriam muito com preconceito e a imposição da religião católica pelo governo, e por isso queriam se tornar livres e ter a opção de escolher a religião que quisessem, mas para isso teriam de enfrentar uma grande porção da elite brasileira, que estavam muito bem do jeito queas coisas andavam.
Os revoltosos pretendiam aumentar seu número, espalhar suas ideias e depois libertar os escravos com as suas próprias mãos, prepararam-se então para um combate quase certo, comprando armamento. Mas o plano foi por água a baixo quando uma mulher relatou o plano a um juiz de salvador. A revolta foi então reprimida pelos soldados do império, mais bem armados e organizados. Oscombates foram sangrentos, cerca de 7 soldados e 70 revoltosos morreram e mais de 200 foram presos e condenados.
Para evitar qualquer outra manifestação o governo decretou leis que impediam que os negros circulassem à noite e fizessem seus rituais, mesmo assim a revolta mostrou que se a população se juntasse eles podiam mudar as coisas, pois eram maioria.

3. REVOLUÇÃO FARROUPILHA

A revoluçãofarroupilha ocorreu entre os anos de 1835 e 1845, durante o governo do regente Feijó. Causada pelo descontentamento principalmente dos produtores de charque da região sul, que ao contrário de cafeicultores, donos de engenhos e praticantes de outras atividades da época produziam para abastecer o mercado interno, na sua maioria os escravos das minas e engenhos.
Como o governo estava aumentando cadavez mais os impostos sobre esse produto, o preço do charque da região platina era menor, portanto os charqueadores gaúchos estavam perdendo mercado, tornando a atividade insustentável. Em busca de melhorias, procuraram fechar acordos com o governo para que baixassem os impostos e possibilitassem maiores lucros, assim com o preço mais baixo, controlariam uma grande porção do mercado do charque.Em 1836, os revoltosos invadiram Porto Alegre e exigiam a renúncia do presidente da província do Rio Grande do Sul, mas foram reprimidos por um grupo da guarda imperial, conhecido como chimangos. Mas após a batalha de Seival, também em 1836, os revolucionários venceram e conseguiram independência, formando a República Piratini.
O movimento se espalhou e em Santa Catarina sob o comando dos líderesGuiseppe Garibaldi e David Canabarro, foi fundada a República Juliana, mas agora, sob o comando do barão de Caxias, as tropas imperiais que estavam melhor preparadas venceram os farrapos.
Após essa batalha, o Governo decidiu ceder às renúncias dos revoltosos e em 1845, após várias reuniões, estabeleceram-se os termos do Convênio do Ponche Verde, que marcou o fim da Revolução Farroupilha.

4....
tracking img