Revolta da vascina

658 palavras 3 páginas
Revolta da Vascina
Local: Rio de Janeiro
Motivo: O então presidente Rodrigues Alves ordenou o alargamento de ruas, aplicação de rede de água e esgoto e o "combate às epidemias" que castigavam a cidade, como febre amarela, varíola e peste bubônica.
O combate às epidemias ficou a cargo de Osvaldo Cruz, um dos mais importantes sanitaristas que o País teve. Ele ordenou vacinação obrigatória para deter a varíola.
A ignorância da maioria da população, aliada à falta de uma campanha que esclarecesse a importância da vacina, levou a uma revolta popular, pois o povo do RJ já estava farto das medidas do governo que o prejudicavam, como as citadas acima, que expulsaram a população pobre do centro da cidade.
O governo reprimiu a revolta por intermédio do corpo de bombeiros e da cavalaria.
Data: 1904
Líderes: Oswaldo Cruz
Fim: O governo reprimiu a revolta por intermédio do corpo de bombeiros e da cavalaria. Cerca de 50 pessoas morreram e mais de 100 foram feridas. Centenas de participantes dos conflitos foram presos e deportados para o Acre.
Revolta da Chibata
Local: Rio de Janeiro
Motivo: Na ocasião rebelaram-se cerca de 2400 marinheiros contra a aplicação de castigos físicos a eles impostos (as faltas graves eram punidas com 25 chibatadas), ameaçando bombardear a cidade. Durante o primeiro dia do motim foram mortos marinheiros infiéis ao movimento e cinco oficiais que se recusaram a sair de bordo, entre eles o comandante do Encouraçado Minas Gerais, João Batista das Neves. Duas semanas depois de os rebeldes terem se rendido e terem desarmado os navios, obtendo do governo um decreto de Anistia, eclodiu o que a Marinha denomina de "segunda revolta". Em combate, num arremedo de motim num dos navios que não aderiram à Revolta pelo fim da Chibata, morreram mais um oficial e um marinheiro.
Data: 1910.
Líderes: João Cândido Felisberto.
Fim: Desencadeou uma série de mortes de marinheiros indefesos, ilhados, detidos em navios e em masmorras, além da expulsão de dois

Relacionados

  • Hist
    2969 palavras | 12 páginas
  • RERA
    5697 palavras | 23 páginas
  • História da variola
    7171 palavras | 29 páginas
  • Soro e vacina
    13772 palavras | 56 páginas