Revolta da Vacna

752 palavras 4 páginas
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE MATO GROSSO
ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE JAURU
ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO JOÃO EVARISTO CURVO
DISCIPLINA: HISTORIA

A Revolta da Vacina

FABIANO ARAUJO LISBOA

Jauru-MT, Setembro de 2013

Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.

(Pitágoras)

Sumário
1. Intodução.......................................................................................... 04
2. Jean – Jacques Rousseau.................................................................. 05 3. Pensamento sobre ética e moral...................................................... 06 4. Conclusão......................................................................................... 08 5. Biografia........................................................................................... 09

1. Introdução

A Revolta da Vacina foi uma revolta popular ocorrida na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904. Ocorreram vários conflitos urbanos violentos entre populares e forças do governo (policiais e militares).
Neste trabalho tenho como principal objetivo conhecer e aprofundar – se sobre o assunto, entender causas e motivos dessa revolta que foi um marco na historia brasileira.

2. Revolta da Vacina

"Tiros, gritaria, engarrafamento de trânsito, comércio fechado, transporte público assaltado e queimado, lampiões quebrados às pedradas, destruição de fachadas dos edifícios públicos e privados, árvores derrubadas: o povo do Rio de Janeiro se revolta contra o projeto de vacinação obrigatório proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz"
(Gazeta de Notícias, 14 de novembro de1904).

No final do século XIX, o Rio de Janeiro era uma cidade suja e com saneamento básico precário. Isso fazia com que o Rio fosse foco de

Relacionados