Revolta da vacina

DISCIPLINA: HISTORIA
SÉRIE: 2ª Ano do Ensino Medio


REVOLTA DA VACINA



Criciúma, 10 de Abril de 2012




INTRODUÇÃO

Este trabalho mostrará a historia de um grande acontecimento dahistoria Brasileira a Revolta da Vacina que durou Seis dias.
Daremos uma pequena introdução sobre a revolta, daremos informações sobre a duração e os evolvidos com este acontecimento.
Mostraremosos antecedentes que antecederam a Revolta da Vacina, e mostraremos também a situação do Rio de janeiro naquela época.
Falaremos um pouco sobre a historia de um dos grandes protagonistas desta revolta,Oswaldo Cruz.
Contaremos como ocorreu à revolta e falaremos sobre os resultados da mesma.
Segue então o trabalho solicitado ao 2º ano do Ensino médio .


REVOLTA DA VACINA

A chamada Revoltada Vacina ocorreu de 10 a 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
O início do período republicano no Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares. O motivo quedesencadeou esta foi à campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola.
ANTECEDENTES

No inicio do século XX, a cidade do Rio de Janeiro, como capital da República,apesar de possuir belos palacetes e casarões, tinha graves problemas urbanos: rede insuficiente de água e esgoto, coleta de resíduos precária e cortiços super povoados. Nesse ambiente proliferavammuitas doenças, como a tuberculose, o sarampo, o tifo e a hanseníase. Alastravam-se, sobretudo, grandes epidemias de febre amarela, varíola e peste bubônica.
Decidido a sanear e modernizar a cidade, oentão presidente da República Rodrigues Alves (1902-1906) deu plenos poderes ao prefeito Pereira Passos e ao médico Dr. Oswaldo Cruz para executarem um grande projeto sanitário. O prefeito pôs emprática uma ampla reforma urbana, que ficou conhecida como bota abaixo, em razão das demolições dos velhos prédios e cortiços, que deram lugar a grandes avenidas, edifícios e jardins. Milhares de...