Revolta da vacina, guerra do contestado, revolta da chibata, guerra dos canudos, revolução de 1893

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1304 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revolta da Vacina

Líder: Rodrigo Alves e Oswaldo Cruz

Período: 10 a 16 de novembro de 1904

Região: cidade do Rio de Janeiro

Objetivo: O objetivo dos revoltosos era não ser vacinado, pois eles tinham medo do que a tal vacina poderia causar por que eles não tinham conhecimento da importância da vacina, o objetivo era vacinar as pessoas para evitar as doenças, mas as vacinaçõeseram feitas sob violência dos vacinadores que junto com a policia invadiam as casas, e também havia o pudor por que na época não se viam nem os tornozelos das mulheres e o escândalo de ser vacinado nas nádegas.

Contexto: As pessoas viviam em condições precárias sofriam com a falta de saneamento básico e eram as mais afetadas pelas doenças como, febre amarela, peste bubônica e varíola, com isso osanitarista Oswaldo Cruz foi designado para melhorar as condições sanitárias da população. A campanha de vacinação obrigatória foi colocada em pratica em novembro de 1904 e mesmo o objetivo sendo positivo, a campanha foi aplicada de forma autoritária e violenta nas pessoas assim causando revolta das pessoas, alguns agentes sanitários invadiam as casas das pessoas e vacinavam elas a força, a revoltadas pessoas somente acontecia por que elas não conheciam o que era uma vacina e assim tinham medo dos efeitos que poderiam causar

Guerra dos Canudos

Líder: Antônio Conselheiro

Período: novembro de 1896 a outubro de 1897

Região: Interior do sertão da Bahia

Objetivo: luta pela terra e pela criação de uma comunidade igualitária.

Contexto: O governo da Bahia e os latifundiáriosnão concordavam com o fato de que a população de Canudos não pagarem os impostos e não seguir as leis estabelecidas, a situação no nordeste era precária a fome, seca, falta de apoio político, violência, desemprego e fanatismo religioso. Antonio Conselheiro defendia o fim das cobranças dos impostos e eram contrario ao casamento civil, era também um critico do sistema republicano.
As tropasgovernistas tiveram 4 tentativas para combater o arraial de Canudos as 3 primeiras tentativas não foram bem sucedidas pois os sertanejos e os jagunços se armaram e resistiram com força as tropas militares, mas na quarta tentativa o governo da Bahia com o apoio das tropas federais e militares de varias regiões do Brasil, usando armas pesadas invadiram o sertão baiano e massacraram os habitantes do arraialde Canudos de forma brutal e injusta, crianças, mulheres e idosos foram mortos sem piedade. Antonio Conselheiro foi assassinado em 22 de setembro de 1897.

Guerra do Contestado

Líder: Monge José Maria

Período: Outubro de 1912 e agosto de 1916.

Região: estados do Paraná e Santa Catarina.

Objetivo: Contestar a doação que o governo brasileiro fez aos madeireiros e a Southern BrazilLumber & Colonization Company.

Contexto: A construção da estrada de ferro estava sendo construída por uma empresa norte-americana com apoio dos coronéis grandes proprietários rurais com força política, mas para a construção da estrada de ferro milhares de famílias de camponeses perderam suas terras e esse fato causou o desemprego dos camponeses dessa região que ficaram sem terras para podertrabalhar.
A compra de uma grande área da região por um grupo e pessoas ligadas a construtora da ferrovia foi adquirida para o estabelecimento de uma grande empresa madeireira voltada para a exportação com isso causando e expulsão de muitas famílias de suas terras.
Depois que a estrada de ferro ficou pronta muitos trabalhadores que ajudaram na construção que tinham sido trazidos de variasregiões do Brasil ficaram desempregados depois da obra e eles permaneceram na região sem nenhum apoio da empresa norte-americana ou do governo.

Rebelião dos Marinheiros

Líder: João Cândido Felisberto (conhecido como Almirante Negro)

Período: novembro e dezembro de 1910

Região: Rio de Janeiro

Objetivo: O objetivo dos revoltosos era acabar com as chicotadas que ainda faziam parte do...
tracking img