Revolta da Vacina

Líder: Rodrigo Alves e Oswaldo Cruz

Período: 10 a 16 de novembro de 1904

Região: cidade do Rio de Janeiro

Objetivo: O objetivo dos revoltosos era não ser vacinado, pois eles tinham medo do que a tal vacina poderia causar por que eles não tinham conhecimento da importância da vacina, o objetivoera vacinar as pessoas para evitar as doenças, mas as vacinações eram feitas sob violência dos vacinadores que junto com a policia invadiam as casas, e também havia o pudor por que na época não se viam nem os tornozelos das mulheres e o escândalo de ser vacinado nas nádegas.

Contexto: As pessoas viviam em condições precáriassofriam com a falta de saneamento básico e eram as mais afetadas pelas doenças como, febre amarela, peste bubônica e varíola, com isso o sanitarista Oswaldo Cruz foi designado para melhorar as condições sanitárias da população. A campanha de vacinação obrigatória foi colocada em pratica em novembro de 1904 e mesmo o objetivo sendopositivo, a campanha foi aplicada de forma autoritária e violenta nas pessoas assim causando revolta das pessoas, alguns agentes sanitários invadiam as casas das pessoas e vacinavam elas a força, a revolta das pessoas somente acontecia por que elas não conheciam o que era uma vacina e assim tinham medo dos efeitos que poderiam causarGuerra dos Canudos

Líder: Antônio Conselheiro

Período: novembro de 1896 a outubro de 1897

Região: Interior do sertão da Bahia

Objetivo: luta pela terra e pela criação de uma comunidade igualitária.

Contexto: O governo da Bahia e os latifundiários não concordavam com o fato de que a população de Canudos nãopagarem os impostos e não seguir as leis estabelecidas, a situação no nordeste era precária a fome, seca, falta de apoio político, violência, desemprego e fanatismo religioso. Antonio Conselheiro defendia o fim das cobranças dos impostos e eram contrario ao casamento civil, era também um critico do sistema republicano.
As [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Revolta da vacina, guerra do contestado, revolta da chibata, guerra dos canudos, revolução de 1893. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Revolta-Da-Vacina-Guerra-Do-Contestado/808974.html

MLA

"Revolta da vacina, guerra do contestado, revolta da chibata, guerra dos canudos, revolução de 1893" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Revolta-Da-Vacina-Guerra-Do-Contestado/808974.html>.

MLA 7

"Revolta da vacina, guerra do contestado, revolta da chibata, guerra dos canudos, revolução de 1893." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Revolta-Da-Vacina-Guerra-Do-Contestado/808974.html>.

CHICAGO

"Revolta da vacina, guerra do contestado, revolta da chibata, guerra dos canudos, revolução de 1893." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Revolta-Da-Vacina-Guerra-Do-Contestado/808974.html.