Revlução francesa

2828 palavras 12 páginas
Revolução Francesa
Damos o nome de Revolução Francesa a uma série de eventos ocorridos na França entre 1789 e 1799 que derrubou a monarquia absolutista, levando a burguesia ao poder. A Revolução Francesa teve relevante papel nas bases da sociedade, além de ter sido um marco divisório da história dando início à Idade Contemporânea. A Revolução Francesa também aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” (Liberté, Egalité, Fraternité), frase de autoria de Jean-Jacques Rousseau.
A Revolução Francesa sofreu influência da Guerra de Independência dos Estados Unidos em 1775, pois esta foi responsável pelo agravamento da crise financeira da França, em que o comércio se viu em dificuldades e os trabalhadores desempregados começaram a organizar motins em conseqüência da fome.
A condição política da França era o absolutismo, sistema que delegava poderes absolutos ao rei. Esse tipo de monarquia empobreceu o país, com despesas de guerras e o luxo da suntuosa corte dos reis Luís XIV, Luís XV e Luís XVI.
Certos filósofos da época da revolução, como Hobbes, Voltaire, Descartes, Montesquieu e Rousseau, criaram um movimento de ideais que tinha por objetivo mudar o pensamento da época. Esse pensamento ideológico era o Iluminismo.
A aristocracia (o clero e os nobres) participava ativamente dos negócios públicos e gozava de muitos privilégios. O povo francês já não suportava tantos abusos: os camponeses, além de impostos reais, pagavam dízimo para o clero e ainda eram pressionados pelo sistema feudal.
Luís XVI, a mando da rainha, convocou uma sessão real, na qual seriam discutidas as questões mais importantes, entre elas a abolição dos privilégios feudais.
No dia 14 de Julho iniciou-se a revolução, com o povo revoltado cercando a fortaleza da Bastilha (depósito de armas e prisão do Estado) e massacrando seus defensores. Os camponeses atacaram castelos e queimaram registros feudais. A queda da Bastilha

Relacionados

  • revluçao francesa
    2085 palavras | 9 páginas
  • Revolução francesa
    251 palavras | 2 páginas
  • rev francesa- resumo
    4574 palavras | 19 páginas
  • Trabalhos
    2981 palavras | 12 páginas