Revitalizando-roberto da mata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Roberto Da Matta, em seu livro "Relativizando - Uma Introdução à Antropologia Social", coloca que uma das principais características da cultura é "uma tradiçãoviva, conscientemente elaborada que passe de geração para geração, que permita individualizar ou tornar singular e única uma dada comunidade relativamente àsoutras".

Em relação à sociedade, podemos usar o exemplo de algumas espécies de animais para tornar mais clara essa distinção. Entre determinadas espécies existe umacoletividade, divisão de trabalho, de sexos, e uma ordem, porém, não existe consciência sobre a situação de vida que subentende responsabilidade, ou seja,escolha; sendo assim, é possível afirmar que pode existir sociedade sem cultura, mas o contrário não é possível pois, a cultura só se dá no grupo e nunca em um únicoindivíduo, ela é pública!

Além desse aspecto, de diferenciação entre cultura e sociedade, há uma outra questão importante, o quanto a cultura "molda", oprime oser humano.

Será que conseguimos viver sem cultura?

Com certeza, nesse contexto de discussão ou questionamento existem duas visões preponderantes. De umlado, sabemos que a cultura é um aspecto essencial para que o homem se relacione e cresça, se desenvolva socialmente. Por outro lado, o homem sofre ao ter que"aceitar" a cultura a qual pertence pois, ela dita comportamentos, ideologias, vivências que se distanciam da espontaneidade. A partir dessa visão acredito que o queresta ao homem "civilizado", cultural, é conhecer a sua cultura, saber o seu lugar dentro desta e tornar-se imensamente responsável pela sua vivência na grande teia.
tracking img