Revitalização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANA.

NADIA FABIULA PINHEIRO DA SILVA

REVITALIZAÇÃO DA NASCENTE BURACÃO COM ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFª ANA TEREZA ALBERNAZ CHAPADA DOS GUIMARAES - MT

Cuiaba - MT
2011

NADIA FABIULA PINHEIRO DA SILVA

REVITALIZAÇÃO DA NASCENTE BURACÃO COM ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFª ANA TEREZA ALBERNAZ CHAPADA DOS GUIMARAES - MTTrabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, relativo ao TCC.

Profa. Elisangela Ribeiro

Cuiaba - MT
2011
Introdução
Este projeto será elaborado juntamente com os alunos da Escola Estadual Professora Ana Tereza Albernaz (ATA), o presente estudo visa diagnosticar e propor medidas que estabeleça a recuperação da área degradada no bairro AldeiaVelha, no município de Chapada dos Guimarães – MT. Para uma melhor compreensão dos propósitos da implantação deste projeto faz se necessário que uma área que necessita de recuperação, é a mesma que em seus diversos usos não foram respeitados elementos do meio físico e biótico de fundamental importância para manter o ciclo natural do local.
Na ecologia da restauração busca-se restabelecer umecossistema que ocupava originalmente um determinado local, através da recuperação de suas funções (Primack & Rodrigues, 2001). Entretanto, nem sempre é possível o retorno de um ecossistema degradado à sua condição original, devido, entre outras causas, ao estado de degradação a que foi submetido.
As formações florestais localizadas ao longo dos rios e no entorno de nascentes, lagos e reservatóriossão denominadas na literatura como floresta ou mata ciliar, floresta ripária, mata de galeria, floresta beiradeira, floresta ripícola, floresta ribeirinha e floresta paludosa (MARTINS, 2001; RODRIGUES, 2000). Para efeitos práticos em termos de recuperação e legislação, o termo mata ciliar tem sido empregado para definir, de forma genérica, estas formações florestais.
Os mananciais deabastecimento, entendidos em seu sentido mais amplo, devem englobar não só as fontes de captação de concessionárias ou de departamentos municipais de abastecimento de núcleos urbanos, mas todas aquelas responsáveis pelo fornecimento de água para quaisquer outras atividades, incluindo consumos domiciliares rurais, usos agrícolas e industriais, geração de energia elétrica etc.
Como os mananciais brasileiros,em sua grande maioria, estão concentrados em águas superficiais ou em poços de pequena profundidade, eles dependem essencialmente de manejo das bacias hidrográficas coletoras e processadoras da água de chuva que chega até elas.
Os mananciais, para serem fontes permanentes de água precisam ser gerenciados adequadamente, respeitando as condições naturais, econômicas e sociais das bacias que ossuportam.
A água é um patrimônio global e por isso, é um direito de todos, um bem comum. Temos a obrigação de conservar este patrimônio, pois ela tem se tornado escasso, devido a inúmeros fatores, entre eles, o crescimento da população, o seu uso inadequado e a diminuição dos mananciais de água doce do planeta.
Segundo o IBGE o Brasil é um dos países mais ricos em água doce. Existem grandesbacias hidrográficas que constituem 12% da água doce existente no mundo. Aproximadamente, 70 % dos rios brasileiros estão contaminados. Do ponto de vista de consumo, 20% da população brasileira (35 milhões) não têm acesso à água potável, 40% da água de nossas torneiras não servem para beber (atingindo perto de 70 milhões de pessoas), 80% do esgoto coletado é jogado “in natura” nos rios brasileiros.A biodiversidade terrestre se mede pela biodiversidade dos corpos d’água. Os ciclos da água e da vida são inseparáveis. A vegetação nativa possui um papel importante na estabilização das vazões dos cursos d’água e na melhoria da sua qualidade, por favorecer a infiltração em detrimento do escoamento superficial. Também, esse papel, acaba melhorando as condições ambientais dos corpos d’água, por...
tracking img