REVISÃO BIBLIOGRÁGICA – EROSÃO DO SOLO

1173 palavras 5 páginas
REVISÃO BIBLIOGRÁGICA – EROSÃO DO SOLO

1. Introdução

Os solos têm como origem os processos pedogenéticos, ou seja, mecanismos ou reações de caráter químico, biológico e físico que agem nas rochas quando em condições diferentes das que lhe originaram. Esses ainda dão origem a diversos tipos de solo, caracterizados de acordo com a rocha originária, com diferentes temperaturas de cada ambiente, pressões, presença de organismos vivos, ar, dentre outros.
A formação do solo possui quatro processos, diferentes entre si, que constituem o perfil de cada solo, sendo eles: Adição: contribui com o acréscimo de nutrientes e/ou compostos orgânicos provenientes de outros solos, por meio da vegetação, pelo ar ou água; Remoção: ocorre com o processo de lixiviação e eluviação, ocasionados principalmente pela água; Translocação: sendo o transporte de um mineral existente em um determinado perfil para profundidades diferentes, ocasionado a partir de espaços abertos por animais, raízes ou mesmo pela estruturação do solo; Transformação: ocasionado a partir do intemperismo físico-químico-mineralógico ou biológico, onde o solo tem sua estrutura e composição alteradas.
A erosão é uma intempérie de remoção e desagregação de partículas do solo ou de fragmentos de partículas de rocha, pela ação combinada da gravidade com a água, vento, gelo e/ou organismos (plantas e animais).
Os problemas de erosão, em geral, podem ser ocasionados de forma antrópica e natural, sendo que a primeira delas está associada a solos que tiveram as vegetações retiradas, ou seja, desmatados, e cultivados de maneira incorreta, estando expostas as intempéries diversas.

2. Revisão Biliográfica

2.1. Erosão por Gravidade

Consiste na movimentação de rochas e sedimentos causados pela força da gravidade (Oliveira, 2012).

2.2. Erosão Hídrica

Na maioria dos casos, as perdas de solo causadas pela erosão hídrica reduzem a espessura do solo, diminuindo a capacidade de retenção e

Relacionados

  • Recuperação de manguezais
    36900 palavras | 148 páginas