revistas comorg

333 palavras 2 páginas
1. Introdução
Revista científica é uma publicação periódica destinada a promover o progresso da ciência, por meio de novas pesquisas, artigos e dissertações científicas.
A comunicação como área de estudo é relativamente nova. Porém teve um desenvolvimento significativo nos últimos anos. Assim, há um aumento no volume de produções científicas na área. Em função disso, novas revistas foram criadas para escoamento dessa produção. O número de revistas, por exemplo, de 26 títulos identificados em 1998 (Stumpf; Berger; Capparelli, 2001), passou para 35 em 2004 (Stumpf, 2004). Atualmente, são mais de 60 revistas.
Pode­se afirmar que houve avanços nas revistas da área, pois essas estão cada vez mais com caráter de conhecimento científico.

2. Revistas Científicas de Comunicação
Hoje, existem mais de 60 títulos de revistas científicas de comunicação e comunicação organizacional. Esse crescimento se dá por conta do alto número de discentes pesquisadores e de alunos de pós-graduação, e consequentemente, o volume de produção científica na área de comunicação aumenta de uma forma significativa. Em 1998 foram registradas 26 revistas científicas na área de comunicação. Seis anos depois, em 2004, foram registrados mais de 35 periódicos. A busca pelo saber científico é cada vez maior, e por isso houve um crescimento não só na quantidade de revistas que entraram em circulação, mas também, na qualidade das mesmas.
Nesta pesquisa foi considerado o que a Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior – Capes – avalia como melhores periódicos nesse âmbito (2008), que são as revistas: Comunicação, Mídia e consumo; E- compós; Eptic on-line; Galáxias; Intercom – Revista brasileira de ciências da comunicação; Revista FAMECOS; Revista fronteiras e Studium. Também foram consideradas algumas outras revistas que ficaram de fora dessa avaliação, porém, são de muita relevância para a área de comunicação e comunicação Organizacional, principalmente da última.

Relacionados

  • Espaço de Arte
    17689 palavras | 71 páginas