Revista moinhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DA SALA DE AULA A REVISTA MOINHOS From the classroom to the Moinhos Magazine

Caso preparado pela Profª. Ani Mari Hartz Born, da ESPM RS. 2007

Destinado exclusivamente ao estudo e discussão em classe, sendo proibida a sua utilização ou reprodução em qualquer outra forma. Direitos reservados ESPM.

www.espm.br centraldecases@espm.br (11) 5085-4625

RESUMO
Em um cenário marcado por microe pequenas empresas cuja taxa de mortalidade é de 60% com até três anos de existência na região sul do Brasil, este estudo de caso revela a trajetória de três anos da Revista Moinhos, tendo como responsável a E-door Editora Ltda., localizada em Porto Alegre, constituída por dois estudantes de administração de empresas. Este caso percorre as decisões do composto de marketing que são traduzidos emproduto, preço, distribuição e comunicação.

PALAVRAS-CHAVE Mercado-alvo. Produto. Preço. Distribuição. Comunicação.

ABSTRACT In a scene marked for micron and small companies whose tax of mortality is 60% with in to three years of existence in the south region of Brazil, this case study discloses the three years trajectory of Moinhos Magazine, having E-door Editora Ltda. as responsible andlocated in Porto Alegre. Founded by two students of business administration, this case covers the decisions of the marketing mix, which are product, price, distribution and communication.

KEYWORDS Target-market. Product. Price. Distribution. Communication.

DISCIPLINAS A QUE SE APLICA: Marketing | Mercadologia I e II | Caso Exemplo - Real

www.espm.br/publicações 2

1- INTRODUÇÃO A E-DoorEditora Ltda., localizada em Porto Alegre, é responsável pela Revista Moinhos. De acordo com a classificação do porte de empresas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é considerada uma microempresa, pois possui apenas três empregados, sendo as demais pessoas envolvidas no processo terceirizadas. Nesse sentido, é válido destacar que na região sul do Brasil a taxa demortalidade de micro e pequenas empresas é de 53% com até dois anos de existência e de 60% com até três anos de existência, conforme a pesquisa “Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil” realizada pelo Sebrae. Em junho de 2007, a Revista Moinhos comemorou seus três anos de existência, não figurando nas estatísticas acima mencionadas. Dessa forma é possível contar a suatrajetória para você.

Criaram também o Milk & Flakes Light, feito com cereal sem adição de açúcar e leite em pó desnatado e o Milk & Flakes Choco, feito com cereal de chocolate e leite em pó. A distribuição seria em supermercados e lojas de conveniência. Fora da sala de aula, se encontraram em um bar em uma das ruas mais badaladas da cidade, a Padre Chagas, localizada no bairro Moinhos de Vento.A conversa esquentava... A idéia da revista estava latente, mas o cálculo do investimento inicial seria muito alto para dois jovens. Então optaram por criar um portal do bairro Moinhos de Vento. Sendo assim, abriram uma empresa, a E-Door Editora Ltda., com investimento de R$ 15.000,00 e convidaram um amigo em comum para dividir a sociedade, o publicitário Kado Gonzalez. Em outubro de 2003inauguraram o portal http://www.bairromoinhos.com.br com dois patrocinadores: a loja de armários e closets chamada Inovare e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), onde estudavam. O evento foi realizado na loja Inovare e contou com

2. A SALA DE AULA Fábio Torres é porto alegrense, 25 anos, morador do bairro Tristeza, em Porto Alegre. Theo Barth Moré é caxiense, 28 anos, morador do bairroMoinhos de Vento, em Porto Alegre. Em 2003, Fábio e Theo se conheceram. O relacionamento iniciou na disciplina de mercadologia II do curso de graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda em Marketing (ESPM) de Porto Alegre. Os laços se estreitaram em um trabalho de aula que tinha como objetivo aplicar o composto de marketing, o qual era preciso criar um produto, desenvolvê-lo,...
tracking img