Revista exame

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS UTILIZADOS PELA REVISTA EXAME NA ESCOLHA DAS MELHORES & MAIORES EMPRESAS BRASILEIRAS?
Ativo total ajustado:

É o total dos recursos que estão à disposição da empresa. O valor é ajustado para reconhecer os efeitos inflacionários que as empresas deixaram, por imposição legal, considerar em suas demonstrações contábeis. O valor do ativo total ajustado pode ser obtidodividindo-se o patrimônio líquido ajustado pelo endividamento geral, subtraído de 1.

Capital circulante líquido:

Representa o total dos recursos de curto prazo que estão disponíveis para financiamento das atividades da empresa. É medido pela diferença entre o ativo e o passivo circulantes.

Controle acionário:

É o país de origem do controlado: Multinacionais controladas por holdingconstituída no Brasil são classificadas pelo país de origem do controlador final.

Crescimento das vendas:

Mostra a evolução da receita líquida de vendas em reais, descontada a inflação média apontada pela variação do IPCA-IBGE. As empresas que não publicaram demonstrações contábeis com correção monetária integral tiveram suas vendas atualizadas por Melhores e Maiores. Os valores foram convertidospara moeda com poder aquisitivo de 31 de dezembro de 2011. A seguir, apresenta-se um exemplo dos cálculos efetuados:
a) Receita de vendas de 500 000 reais no exercício encerrado em 31/12/10.
b) Receita de vendas de 700 000 reais no exercício encerrado em 31/12/11.
c) Multiplicar 500 000 reais por 1,0955, que representa a variação acumulada do IPCA médio de 2010 mais a do ano de 2011.
d)Multiplicar 700 000 reais por 1,0275, que representa a variação média do IPCA no ano de 2011. Não é correto calcular o crescimento real das vendas apenas dividindo-se os valores em dólares publicados nesta e na edição anterior. Esse procedimento equivaleria a ignorar as variações de câmbio e também a inflação americana durante o ano de 2011. Para elaboração dos quadros de maiores crescimentos ouretrações de vendas ( da seção Melhores e Piores), foram consideradas, dentre a lista das 500 maiores empresas, apenas aquelas que tornaram disponíveis as demonstrações contábeis.

Ebitda:

Abreviatura da expressão em inglês Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que significa lucro antes de descontar os juros, os impostos sobre o lucro, a depreciação e a amortização. Emessência, corresponde ao caixa gerado pela operação da empresa.
Empregados:

Número de funcionários na data do fechamento do balanço, normalmente 31 de dezembro.

Endividamento no longo prazo:

Indica quanto a empresa está comprometida com a dívidas classificadas no passivo não circulante. É expresso em porcentagem, em relação ao ativo total ajustado.

Endividamento geral:

É a soma do passivocirculante ( isto é, dívidas e obrigações de curto prazo) com as do passivo não circulante. O resultado é mostrado em porcentagem, em relação ao ativo total ajustado, e representa a participação de recursos financiados por terceiros na operação da empresa. É um bom indicador de risco do negócio.

Excelência empresarial:

Indicador criado por MELHORES E MAIORES. É obtido pela soma de pontosponderados conseguidos pelas empresas em cada um destes cinco indicadores de desempenho: crescimento das vendas ( peso 10), liderança de mercado( peso 20), liquidez corrente ( peso 25), rentabilidade do patrimônio( peso 30) e riqueza criada por empregado ( peso 15). Com relação ao quesito rentabilidade, são atribuídos pontos apenas às empresas cujos índices sejam positivos. Em cada indicador, aescala de pontos iniciais vai de 10, para o primeiro colocado, a 1, para o décimo. Assim, o primeiro colocado em rentabilidade obtém 300 pontos, ou seja, os 10 pontos iniciais vezes o peso 30. O maior peso atribuído aos itens “rentabilidade do patrimônio” e “liquidez corrente” deve-se à premissa clássica de que a função primária de uma empresa é a busca do lucro para a criação de valor, além do...
tracking img