Revisao_bibliografica_sobre_o_Conceito_ hellip

2768 palavras 12 páginas
caso eurodisney
Margarida Trindade (1731)
Prof. Doutor

escola superior de Aveiro, abril, 2013

Índice

Introdução 3
1. Importância da cultura para o marketing e para a gestão 5
2. Principais problemas na adaptação cultural das actividades de Marketing 7
3. Factores que levam a uma necessidade de adaptação cultural das actividades de Marketing 9
Conclusão 10
Bibliografia 12
Netgrafia 13

Introdução

O presente trabalho realizado no âmbito da disciplina de Cultura, Ideologia e Mercado tem como principal objetivo analisar um artigo publicado na International Communication Gazette em 1999 por Hollie Muir Packman e Fred L. Casmir, intitulado “Learning from the Euro Disney Experience - A Case Study in International/Intercultural Communication“.

Ao considerar a localização em mercados da Europa Ocidental, (…), a visão dominante parece ser a de que todas as culturas ocidentais (por exemplo, América e França) são muito semelhantes entre si e diferem drasticamente das culturas orientais (ex., China e Japão). É do conhecimento geral (seja através da çliteratura, televisão, viagens, etc) que as culturas ocidentais e orientais apresentam características muito diferentes, por exemplo no que se refere às responsabilidades com a comunidade e família, mas alguns estudos têm demonstrado também diferenças entre as culturas europeias, ou entre cada cultura europeia e a dos Estados Unidos.
Para uma melhor compreensão e enquadramento do caso Eurodisney, seguem-se algumas datas-chave sobre a implementação do parque na europa:
(Fonte: http://homepages.which.net/~ian/history.html)
1985: oficiais da Disney Corporation abordam os governos franceses, espanhóis e ingleses com a proposta de construção do 1º parque temático europeu (Packman e Casmir “Learning the Euro Disney experience: a case study in
International Communication”, Gazette, vol. 6, nº 6)
1987: Disney assina um contrato para construir um parque temático em Paris.
1992: Euro Disneyland abre.

Relacionados