Revis O De Literatura Acerca De Intoxica O Causada Pelo L Tio

2039 palavras 9 páginas
REVISÃO DE LITERATURA ACERCA DA INTOXICAÇÃO CAUSADA PELO LÍTIO.

CUSTÓDIO, Feliphy Rodrigues1; LIMA, José Henrique Costa 2; ALVES, Eveline Teixeira3; SIQUEIRA, Rafaelly Maria Pinheiro4.
Resumo Expandido apresentado na conclusão da disciplina de Toxicologia Geral.
1 Graduando do curso de Farmácia do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), Sobral – CE, e-mail: feliphycurso@hotmail.com
2 Graduando do curso de Farmácia do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), Sobral – CE.
3 Graduanda do curso de Farmácia do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), Sobral – CE.
4 Mestre. Professora da disciplina de Toxicologia Geral do curso de Farmácia do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA).

RESUMO
O lítio é um fármaco utilizado para o tratamento do transtorno bipolar, entretanto caracteriza-se por ser um fármaco inseguro devido seu baixo índice terapêutico. Conhecer as possíveis causas e sintomas de uma intoxicação é importante para o manuseio adequado da terapia. A partir desse estudo buscou-se apresentar as causas e situações que podem precipitar episódios de intoxicação durante o tratamento, e consequentemente possíveis meios de tratamento ou reversão do quadro tóxico.

PALAVRAS-CHAVE: lítio, toxicologia, transtorno bipolar.

INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, o lítio tem sido utilizado no tratamento de várias condições neuropsiquiátricas, particularmente para o tratamento agudo da mania e para a profilaxia e tratamento da depressão nos pacientes bipolares. Devido sua especificidade e boa resposta satisfatória, o lítio pode ser útil no tratamento do Transtorno Bipolar do Humor (THB), levando ao desenvolvimento de futuras drogas mais eficientes. (BALLONE, 2008).
A eficiência do lítio no tratamento de desordens maníacas se deu pelo estudo realizado por Cade que, em 1949, observou seus efeitos bem-sucedidos em pacientes maníacos que receberam a droga (PRICE, 1994). Foi o primeiro fármaco aprovado com essa finalidade nos Estados Unidos, sendo o

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas