REVIEW

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
REVIEW: A METAMORFOSE
Livro: A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Editora: Abril
Número de páginas: 78
Sinopse:

Kafka é um dos autores mais inquietantes de século XX. Nesta novela, o leitor vive aagonia de uma caixeiro-viajante que, de repente, se vê transformado em um inseto grotesco, em um registro absurdamente realista.

Li A Metamorfose para fazer um trabalho para a faculdade, apesar de jáquerer lê-lo há algum tempo. Como está escrito na sinopse, um dia Gregor acorda transformado em um inseto (que, na minha cabeça, é uma barata, por causa da descrição que o autor faz, apesar de em nenhummomento especificar o inseto). 

Durante a leitura do livro, você se revolta, fica agoniado e se enoja. Tudo isso junto. Gregor sempre havia feito o máximo para que sua família levasse uma vida boa:era caixeiro-viajante, profissão que demanda muito esforço e é bastante cansativa (Gregor estava constantemente viajando). Pode-se dizer que Gregor carrega sua família nas costas: seu pai é aposentado,sua mãe tem problemas com asma e sua irmã ainda é muito jovem para trabalhar.

Você fica revoltado com a família de Gregor: após sua transformação, Gregor é muitas vezes tratado de modo hostil eagressivo por seus familiares, com exceção de sua irmã, que, no começo, ainda se preocupava com ele. Por outro lado, você também fica pensando: "Mas eles estão lidando com uma barata. Simplesmente não hácomo um ser humano ter uma barata como parente ou algo do tipo". Por isso o leitor acaba ficando dividido entre desprezar a família de Gregor e entendê-la (ao menos foi isso o que aconteceu comigo).Como disse mais acima, o leitor também fica enojado e agoniado: enojado simplesmente porque o livro traz descrições de cenas um tanto grotescas; agoniado porque o leitor vê apenas o que Gregor vê, eGregor poucas vezes sai de seu quarto (e quando o faz algo dá errado).

Enfim, poderia ser feita toda uma análise da obra: o que Kafka quis passar ao leitor com a transformação de Gregor? Seria um...
tracking img