Revezamento 4 x 100 metros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O revezamento 4 x 100 metros com bastão ou revezamento 4 x 100 metros rasos é uma modalidade olímpica de atletismo, disputada por equipes. A prova é constituída por quatro percursos equivalentes aos 100 metros rasos, percorridos por quatro atletas alternadamente.
A prova foi introduzida para homens nos Jogos Olímpicos de Verão de 1912, em Estocolmo. O primeiro campeão olímpico foi a equipada Grã-Bretanha. O evento feminino integra o programa olímpico desde os Jogos de 1928, em Amsterdã. A primeira equipa feminina a conquistar uma medalha de ouro olímpica na prova foi a do Canadá.
O evento masculino da modalidade era dominado pelos Estados Unidos, que detinha as dez melhores marcas em 4x100m com bastão e ganhavam a maioria das medalhas em Jogos Olímpicos e Campeonatos doMundo. Porém, a Jamaica quebrou essa hegemonia ao unir na mesma equipe 2 lendas da prova 100m rasos, Bolt e Powell.
A corrida inicia-se numa linha de partida escalonada, semelhante à dos 400 metros rasos. A passagem do bastão ocorre a cada 100 metros, numa zona de passagem com cerca de 20 metros de comprimento. Trocas de bastão fora deste intervalo são motivos de desqualificação. Para apassagem ser bem sucedida e não prejudicar o tempo final da prova, o atleta que receber o bastão tem que estar já a correr a uma velocidade alta e tem que apanhá-lo de costas, sem ver o bastão diretamente.
Tipos ou estilos de passagem do bastão:

Passagem Ascendente

O bastão é posicionado “para cima” na palma da mão do corredor em espera. O corredor em espera segura o braço com a palma damão voltada para baixo. O polegar e o dedo formam um “V” de cabeça para baixo.
 
Pontos de Ensino
-Sob o comando do corredor que ingressa ou quando este corredor alcança uma marca pré-determinada, o corredor do próximo percurso inicia sua corrida.
-O próximo corredor alcança o bastão por trás com a mão receptora, formando um “V” invertido.
-O corredor que regressa coloca o bastão na mão doreceptor em movimento ascendente.
-O próximo corredor pega o bastão do corredor que regressa.
 
|[pic] | |[pic] |


 
 
Passagem Descendente

O bastão é posicionado para “baixo” na palma da mão do corredor em espera. O corredor em espera segura o braço com a palma da mão voltada para cima, formando um“V”, com o polegar posicionado em direção do corpo. Esta técnica é a mais popular das trocas em revezamento.
 
Pontos de Ensino
-Sob o comando ou quando o corredor que retorna alcança sua marca, o próximo corredor inicia a corrida.
-O corredor alcança o bastão por trás com a mão receptora quase paralela à pista.
-A palma da mão volta-se para cima, formando um “V”, com o polegar voltado emdireção ao tronco.
-O corredor que regressa coloca o bastão na mão do receptor em um movimento descendente.
-O próximo corredor pega o bastão do corredor que regressa.
 
|[pic] | |[pic] |


 

A maior parte das equipes utiliza o método alternado, sem a troca das mãos, a passagem descendente, a recepçãocom braço estendido e a posição de espera na zona opcional é a de semi-agachada ou saída alta. As posições de espera ajudam na impulsão inicial da corrida e na melhor visualização do companheiro que está se aproximando com o bastão, que ao passar pela marca feita na pista (handcap), o receptor do bastão começa a correr, sem olhar para traz.
Características básicas:
-o bastão pode ser de madeira,metal ou outro material rígido, em peça única, devendo ser um tubo liso, oco, com 28 a 30cm de comprimento, de 12 a 13cm de circunferência, pesando, no máximo, 50g;
-a corrida ocorrerá, inteiramente, em raia marcada;
-a zona de passagem, em todos os revezamentos, é de 20m, sendo possível realizar uma marca de controle, feita pelo atleta, como referência para o início da sua corrida...
tracking img