Revestimentos orgânicos para metais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Revestimentos Orgânicos para Metais

Grupo:
Andreia Bessa
Joana Costa

Coimbra, 25 de Novembro de 2003

Índice

Introdução........................................................................................................3Fosfatização.....................................................................................................4
Revestimentos Orgânicos............................................................................... 6
Resinas...........................................................................................................10
← Tintas anticorrosivas.................................................................11
Alternativas deRevestimentos......................................................................12

Introdução

A corrosão refere-se especificamente a processos que envolvem a deterioração ou degradação dos componentes de um metal através de reacções de oxidação-redução. Consequentemente torna-se um problema económico, tendo em conta os custos a suportar (estima-se que um quarto da produção de aço é destruído pela corrosão).
Acorrosão pode ocorrer dentro de falhas na superfície (corrosão intersticial) do material. Estas corrosões localizadas são as mais perigosas, desenvolvendo-se a grande velocidade e acabando por afectar uma secção importante do material.

[pic]

[pic]

O principal objectivo dos revestimentos anticorrosivos é o de proteger as superfícies dos metais que, sem eles, se corroeriam por acção dosmeios em que são expostos e/ou pelas condições reais em que operam. Muitos dos revestimentos terão de possuir outras funções importantes, como por exemplo as decorativas, no caso dos automóveis, electrodomésticos e outros, de barreiras térmicas como no caso das câmaras de combustão de aeronaves e antivegetativas, fundamentais na pintura de cascos de navios. Neste último caso, o revestimento temde desenvolver mecanismos que impeçam/reduzam significativamente a fixação de fauna e flora marinha que, não só atacariam o revestimento e próprio casco, como aumentariam o atrito deste com a água do mar, aumentando significativamente o consumo de combustivel, para igual velocidade do navio.

Fosfatização

A fosfatização é um processo de protecção de metais, que consiste em recobrir as peçasmetálicas com fosfatos neutros (PO43-) e monoácidos [H(PO4)22-], de zinco, ferro e manganês. Como os fosfatos desses elementos são pouco solúveis em água, depositam-se sobre a superfície metálica, sob a forma de fina camada de cristais. A velocidade de deposição, o retículo e a forma do revestimento dependem da germinação e crescimento dos cristais.
As principais propriedades da película defosfato, são: baixa porosidade; alto poder isolante, o qual impede a propagação de correntes galvânicas; grande aderência à superfície metálica; boa afinidade pelos óleos e vernizes; baixo custo de aplicação, entre outros. A deposição de cristais de fosfato exige que as peças estejam perfeitamente limpas, isentas de óleos ou de óxidos.
Quanto à fosfatização propriamente dita, devemos considerar oseguinte: tratando as superfícies de ferro com ácido fosfórico diluído há formação de fosfato férrico biácido e desprendimento de hidrogénio, conforme a seguinte reacção:

Fe + 2 H3PO4 (( Fe(H2PO4)2 + H2
Continuando o ataque, teremos a formação de fosfatos de ferro neutros, insolúveis, que precipitam sobre a superfície metálica. Estas películas de fosfato de ferro (II), Fe3(PO4)2,sofrem oxidação e passam a fosfato de ferro (III), FePO4, sofrendo alterações no seu retículo cristalino e, consequentemente, diminuição do seu poder de aderência.
Os fosfatos de zinco e manganês não apresentam este problema. Os revestimentos cristalinos de zinco contêm fosfato hidratado sob a forma de Zn3(PO4)2.4H2O e traços de fosfato de ferro (II).
O banho fosfatizante deve ter de 2 a 5% de...
tracking img