Revestimentos de argamassa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manifestações patológicas em revestimentos de argamassa
André Pereira da Mata
Antônia Luisiana C. da Silva
Fábio Patriota Pinheiro
Fernanda Ferreira da Cunha
Sabrina Ligiane Galvão

Resumo
Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica sobre as principais manifestações patológicas recorrentes em fachadas revestidas em argamassa.
A intenção desse estudo é identificar e descrever aspatologias mais frequentes em fachadas com revestimentos em argamassa, analisar brevemente as possíveis causas desses fenômenos e sugerir algumas práticas para prevenção de tais ocorrências.
Algumas conclusões, como prevenção de patologias na fase de projeto e escolha de materiais de revestimento e, durante preparação e execução dos revestimentos, estão descritas ao longo deste trabalho.Palavras-chave: revestimento, argamassa de revestimento.

1. Introdução

O revestimento de uma fachada, em um primeiro momento, é o cartão de visitas do empreendimento. A escolha do tipo de revestimento interfere na percepção estética (definindo um padrão de qualidade do conjunto) e psicológica (gerando segurança/insegurança, satisfação/insatisfação, valorização/desvalorização) por parte de seususuários.
Porém, além dos aspectos estéticos e psicológicos, a fachada exerce função de vedação, proteção e estanqueidade de uma edificação.
A escolha do revestimento de uma fachada e sua correta execução são fatores determinantes para um bom desempenho do prédio como um todo, evitando manifestações patológicas futuras que inevitavelmente diminuem a vida útil de um conjunto, gerando custos commanutenção predial.
A diversidade de opções para revestimentos é muito grande, portanto, este trabalho limitou-se ao estudo de patologias de revestimentos em argamassa.

2. Principais manifestações patológicas em fachadas revestidas em argamassa
As patologias de revestimentos de argamassa podem ser classificadas de acordo com a forma de manifestação das mesmas:
3.1 Perda de aderência oudesagregação
Segundo BAUER (1997), a perda de aderência provoca descolamentos que podem ser manifestados através de empolamentos, placas ou pulverulência.
3.2.1 Empolamentos
É um tipo de descolamento provocado pela expansão na argamassa em função da hidratação posterior de óxidos.
As causas mais comuns para o descolamento por empolamento são a cal parcialmente hidratada que, ao seextinguir depois de aplicada, aumenta de volume e pode produzir expansão, ou, cal contendo óxido de magnésio, pois a hidratação desse óxido é muito lenta e, sem os devidos cuidados na execução, poderá expandir-se e empolar (BAUER, 1997).

Exemplo de Empolamento

3.2.2 Desplacamentos
É um fenômeno que ocorre devido à deficiência de aderência entre camadas de revestimento e o reboco.
Deacordo com BAUER (1997), as causas mais prováveis para descolamentos em placas seriam a preparação inadequada da base; umedecimento deficiente da base (comprometendo hidratação do cimento da argamassa); ausência de chapisco ou preparação do mesmo com areia fina; argamassa muito espessa ou com resistência inadequada; argamassas ricas em cimento.
CINCOTTO (1986) afirma que o desplacamento tambémpode ser consequência de corrosão da armadura de concreto.

Exemplo de Desplacamento

3.2.3 Pulverulências
Apresenta como característica o esfarelamento da argamassa.
BAEUR (1997) afirma que a proporção de aglomerante agregado e excesso de materiais pulverulentos (como torrões de argila na areia) no preparo da argamassa; pintura executada antes da carbonatação da cal da argamassa;substituição da cal hidratada por adições não aglomerantes; hidratação inadequada do cimento; uso de materiais fora do prazo de validade ou mal estocados e o emprego de argamassa contendo cimento e gesso (formação de etringita), são as causas mais prováveis para ocorrência desse tipo de fenômeno.

Exemplo de Pulverulência

3.2 Fissuras nos revestimentos de argamassa
Um estudo realizado...
tracking img