revendo o capitulo

Páginas: 2 (364 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2014
1-O filósofo García Morente diz: "Os valores não são, mas valem. Uma coisa é valor e outra coisa é ser. Quando dizemos de algo que vale, não dizemos nada do seu ser, mas dizemos que não éindiferente. A não-indiferença constitui esta variedade ontológica que contrapõe o valor ao ser. A não-indiferença é a essência do valer".
Isso significa que não permanecemos indiferentes diante dos seres queconstituem o nosso mundo familiar, pois constantemente atribuímos a eles valores bipolarizados: bom e mau, verdadeiro e falso, belo e feio, generoso e mesquinho, sublime e ridículo, e assim pordiante.

2-Porque os animais irracionais vivem livremente entre eles, uns para com os outros em igualdade. Já o ser humano, que poderiam se ajudar mais, pois Deus lhes concede sabedoria e raciocíniológico, prejudica sua própria espécie.
A moral autentica seria a moral que aceita, entende a importância das normas independente de quem as criou e a época em que foi criada .o caráter histórico e socialinfluencia na importância e validade das normas .mas as normas que realmente fazem sentido não deixam ter valor e importância independente do momento histórico ou social em que estamos

3-O ato moralnos dá o direito de escolha. Com isso se dá a obrigaçao e a liberdade e outros entendimentos, por ter esse direito de escolha. Que consiste em deveres mantidos pela sociedade.

4-Muitas pessoasconfundem liberdade com arbítrio (possibilidade de escolha) e por isso acham que não pode haver conciliação entre o dever moral e a liberdade. A liberdade é a condição de possibilidade de qualquerposicionamento moral, ela é a condição de possibilidade até do arbítrio, pois é porque sou livre que tenho a capacidade de fazer escolhas.
Em certas teorias éticas o dever está intimamente ligado com aliberdade no sentido de contribuir para a sua efetivação. Como por exemplo quando Kant diz que se "deve" tratar o ser humano sempre como fim em si e nunca como meio para outras finalidades....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revendo o capítulo
  • Revendo o capitulo
  • Revendo o capitulo
  • Revendo o capitulo
  • revendo o capítulo
  • Revendo o capitulo
  • revendo o capitulo
  • Revendo Capitulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!