Reuso da águas cinzas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

ADILON SOUZA
CLEIDIANE MORGADO
DARLINE MELO
ISABELA MOURA
FILIPE RAMACCIOTTI
SÂMELA BISPO

SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES:
REÚSO DAS ÁGUAS CINZA

Salvador
2011

ADILON SOUZA
CLEIDIANE MORGADO
DARLINE MELO
ISABELA MOURA
FILIPE RAMACCIOTTI
SÂMELA BISPO

SISTEMA DETRATAMENTO DE EFLUENTES:
REÚSO DAS ÁGUAS CINZA

Salvador
2011
SUMÁRIO
1. RESUMO 3

2. OBJETIVO 4

3. INTRODUÇÃO 5

4. REÚSO DA ÁGUA CINZA 6

5. ESTUDO DE CASO 7

5.1 DESCRIÇÃO DO CASO 8
5.1.1 MÉDIA DE CONSUMO MENSAL 8

5.1.2 TABELAS DE CONSUMO 8

5.2 TRATAMENTO DOS DADOS 10
5.3 SISTEMA DE TRATAMENTO 10
5.4 MATERIAIS UTILIZADOS NO PROJETO 10
5.5 VIABILIDADETÉCNICA E ECONÔMICA 11
6. CRONOGRAMA 12

7. CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

ANEXO 15

ANEXO A – Tabela de custo da água fornecida pela Embasa 16

APÊNDICE 17

RESUMO

O crescimento rápido da população urbana, da industrialização e, também, a demanda crescente por água, bem como iminente perspectiva da sua escassez, está submetendo a gravespressões os recursos hídricos e a capacidade de proteção ambiental de muitas cidades, fazendo do reuso planejado da água um tema atual e de grande importância.

Este trabalho propõe o aproveitamento das águas cinza provenientes de chuveiros e pias de banheiros em descargas sanitárias, irrigação de jardins e lavagem de calçada. Observamos que para implantação de um sistema de reuso das águas cinza énecessário além de um sistema duplo de distribuição de água, também um tratamento adequado.
Podemos analisar a possibilidade de substituição de parte da água potável, por uma de qualidade inferior, para fins não nobres, reduzindo a demanda nos mananciais de água. Com um projeto de reutilização da água que ao longo do tempo se torne viável a todos.
Apesar de a água cinza ser menoscontaminadas que as águas negras, faz-se necessário um tratamento para serem reutilizadas com segurança, baseado na norma de filtração e desinfecção (NBR 13.969/97). Escolheu-se uma residência de classe alta para análise, onde foi observada uma enorme economia em médio prazo com esse sistema.
Palavras- chaves: reuso de águas, água cinza.

OBJETIVO

O crescimento populacional ocasionou noaumento da demanda por água nos grandes centros urbanos, com isso, acentuou-se o nível de poluição, crescimento de custos para o tratamento da água e o risco da falta da mesma. Atualmente, para combater o risco da falta de água têm surgido alguns sistemas que permitem o reaproveitamento de águas oriundas de todas as atividades domésticas, com exceção das fontes de águas negras (sanitário, pia decozinha e urinol). Deste modo, desenvolvemos um projeto, no qual, focamos no transporte e armazenamento da água proveniente do chuveiro e lavatórios para reuso em descargas sanitárias e irrigação do jardim, sem manutenção muito sofisticada.

INTRODUÇÃO

O reuso da água do banho nos dá possibilidades para minimizar o uso de água potável, em lugares não necessário do mesmo como, porexemplo, nas descargas dos vasos sanitários denominada água cinza.
A reutilização da água cinza oferece uma redução de aproximadamente 30% no consumo de água potável necessitando de um sistema de tratamento, para a segurança da população, apesar de não ser contaminada como as águas de esgotos.
As águas cinza provenientes de chuveiros e pias de banheiros são consideradas aparentemente comoas menos contaminadas. Desta forma as águas cinza provenientes dos banheiros, exceto das descargas sanitárias foram escolhidas para ser o objeto deste estudo na possibilidade de efetivação de um reuso domiciliar não potável e economia no consumo da água gerada em uma determinada casa.
Entre muitas formas de reaproveitamento da água, podemos citar: aproveitamento da água da chuva, o reuso...
tracking img