Reuso da água

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Os 1,36 x 1018 metros cúbicos de água existentes na Terra distribuem-se da seguinte forma: água do mar: 97,0%, geleiras: 2,2%, água doce: 0,8%. É hoje um fato comprovado, que o volume de água doce e limpa (menos que um por cento de toda a água disponível no planeta) está se reduzindo em todas as regiões do mundo, inclusive no Brasil.
O reaproveitamento ou reúso da água é oprocesso pelo qual a água, tratada ou não, é reutilizada para o mesmo ou outro fim. Essa reutilização pode ser direta ou indireta, decorrente de ações planejadas ou não, definindo-se da seguinte forma:
- Reúso indireto não planejado da água: ocorre quando a água utilizada em alguma atividade humana é descarregada no meio ambiente e novamente utilizada a jusante, em sua forma diluída, de maneira nãointencional e não controlada. Caminhando até o ponto de captação para o novo usuário, a mesma está sujeita às ações naturais do ciclo hidrológico (diluição, autodepuração).
- Reúso indireto planejado da água: ocorre quando os efluentes, depois de tratados são descarregados de forma planejada nos corpos de águas superficiais ou subterrâneas, para serem utilizados a jusante, de maneira controlada,no atendimento de algum uso benéfico. O reuso indireto planejado da água pressupõe que exista também um controle sobre as eventuais novas descargas de efluentes no caminho, garantindo assim que o efluente tratado estará sujeito apenas a misturas com outros efluentes que também atendam aos requisitos de qualidade do reuso objetivado.
- Reúso direto planejado das águas: ocorre quando os efluentes,depois de tratados, são encaminhados diretamente de seu ponto de descarga até o local do reuso, não sendo descarregados no meio ambiente. É o caso com maior ocorrência, destinando-se a uso em indústria ou irrigação.
- Reciclagem de água: é o reuso interno da água, antes de sua descarga em um sistema geral de tratamento ou outro local de disposição. Essas tendem, assim, como fonte suplementar deabastecimento do uso original. Este é um caso particular do reúso direto planejado.
A utilização de esgoto para diversos fins tem sido uma prática que vem sendo difundida no mundo inteiro, contribuindo para diminuir os problemas resultantes da escassez, da má distribuição e da má qualidade da água. No reuso em irrigação, hidroponia e piscicultura, além do suprimento de água, o esgoto podeproporcionar o fornecimento de nutrientes necessários às plantas e aos animais aquáticos.
Experiências desenvolvidas mundialmente, inclusive as realizadas há alguns anos pelo Programa de Pesquisa em Saneamento Básico (Prosab), indicam que o uso de esgoto doméstico tratado contribui para a redução da utilização de fertilizantes artificiais na irrigação e hidroponia, e na economia de ração napiscicultura. Os nutrientes presentes nos efluentes de estações de tratamento de esgoto são aproveitados pelas plantas e animais, alcançando-se, muitas vezes, bons desenvolvimentos das culturas e dos peixes, mesmo sem o fornecimento de fertilizantes artificiais ou rações comerciais
Assim, uma gestão integrada dos efluentes de estacões de tratamento de esgoto, em que se considere a prática de reuso,constitui uma medida importante para evitar a poluição de corpos d’água por nutrientes, ao mesmo tempo em que proporciona o seu uso em atividades produtivas.
Pontualmente, nas residências, as águas residuárias podem ser reutilizadas para fins que exigem qualidade de água não potável, mas sanitariamente segura, tais como irrigação dos jardins, lavagem de pisos e dos veículos automotivos, na descarga dosvasos sanitários, etc. O tipo de reuso pode abranger desde a simples recirculação de água de enxágüe da máquina de lavagem (com ou sem tratamento) aos vasos sanitários, até uma remoção em alto nível de poluentes para lavagens de carros. Essa água poderia substituir cerca de 40% da água potável consumida no lar.

2. EXPERIÊNCIAS EM REUSO DE ESGOTOS

2.1 Reuso Local

Alguns caminhos...
tracking img