Reusmo sobre estresse

1725 palavras 7 páginas
O que é estresse?
É um mecanismo utilizado pelas pessoas para se adaptarem as exigências do meio externo, ou para responderem a metas que elas próprias se fixam.
Tipos de estresse:
 O eu-estresse é equivalente aos desafios da vida e do trabalho. Ou seja, é positivo, sadio e geralmente maximiza a performance e o desempenho das pessoas e leva a resultados construtivos.
 A exposição excessiva é negativa, não-saudável e sem controle ao estresse, geralmente, levando a resultados ou conseqüências destrutivas.
 A diferença entre o estresse sadio e o negativo é a intensidade, a freqüência e a duração da exposição e, particularmente, a falta de controle sobre a situação estressante.
Abordagens
 O estresse como estímulo, é variável independente, considerado como fator iniciador de um processo no organismo;
 Na abordagem como resposta, é variável dependente, ou seja, é visto como conseqüência.
Segundo Lazarus (1995), o estresse acontece quando o trabalhador avalia as exigências laborais e as condições organizacionais superam as suas capacidades.
O estresse, portanto, é resultante da relação entre as exigências do trabalho e o conjunto de habilidades disponíveis no repertório do trabalhador para enfrentá-las.
Estressadores organizacionais segundo Cartwright e Cooper (1997):
 Fatores intrínsecos ao trabalho – barulho, iluminação, temperatura, número de horas de trabalho;
 Papéis organizacionais que podem apresentar disfunções - ambigüidade, conflito, sobrecarga e excesso de responsabilidade;
 As relações de trabalho – relações com colegas, gerentes e com subordinados;
 O desenvolvimento da carreira – insegurança no trabalho, precariedade do contrato, risco de desemprego, promoções e reconhecimento de mérito;
 Fatores organizacionais – clima organizacional, estilo de liderança, estrutura organizacional e nível de participação dos empregados nas tomadas de decisões;
 A interação trabalho-família – diminuição progressiva da fronteira entre o trabalho e

Relacionados

  • empregabilidade
    2127 palavras | 9 páginas
  • Maia 2012 DISSERTA O
    53462 palavras | 214 páginas