Reusmo Memorias P Stumas De Pedro Br S Cumas

327 palavras 2 páginas
Colégio Adventista de Feira de Santana
Laís Lara Costa Baptista
1º ano ensino médio 31 de março de 2015 Literatura

"Memórias Póstumas de Brás Cubas" - Resumo da obra de Machado de Assis Machado de Assis cria um narrador que resolve falar da sua vida depois de morto, ele mudou a literatura brasileira, além de expor ironicamente os privilégios das pessoas da elite da época.
A infância de Pedro Brás Cubas, é marcada por privilégios e caprichos patrocinados pelos pais. O menino tinha como “brinquedo” o negrinho Prudêncio. Na escola, Brás era amigo de bagunça de Quincas Borbas, que aparece no futuro defendendo o humanismo.

Quando jovem, fica por conta de uma prostituta de luxo chamada Marcela. Apaixonado por Marcela, Brás Cubas gasta recursos da família com festas e presentes. Seu pai, para acabar com a situação, toma a resolução mais comum para as classes ricas da época: manda o filho para a Europa estudar leis e garantir o título de bacharel em Coimbra.

Brás Cubas, segue contra a vontade para a universidade. Marcela não vai, como combinou, se despedir dele, e a viagem começa triste.

Em Coimbra, a vida dele não muda muito. Com o diploma nas mãos e total direito para trabalhar, Brás Cubas retorna ao Brasil e segue sua vida, usando os privilégios dos bem-nascidos do país.

Em certo momento, Brás Cubas se apaixona por Virgília, parente de um ministro da corte, aconselhado pelo pai, que via no casamento com ela um futuro político. No entanto, ela acaba se casando com Lobo Neves, que pega não apenas a noiva como também a candidatura a deputado que o pai preparava.
A família dos Cubas, apesar de rica, não tinha tradição, porque construiu a fortuna com a fabricação de cubas, tachos, à maneira burguesa. Isso não era louvável no mundo das aparências sociais. Assim, a entrada na política era vista como maneira de ascensão social, uma espécie de título de nobreza que ainda faltava a eles.

Relacionados